01 AGO 2019
Equipes da Prefeitura Municipal recebem funcionários da CART para reunião e visita técnica em plantio realizado pela empresa na cidade

A Prefeitura de Pederneiras recebeu funcionários das empresas CART - Concessionária Auto Raposo Tavares e Gênese - Engenharia e Meio Ambiente para tratar de ações de recuperação ambiental que estão em desenvolvimento pelas empresas no município.

A empresa CART possui em nosso município um projeto de plantio de mudas florestais nativas. Desde 2016, a empresa plantou 150 mil mudas de árvores como compensação ambiental das obras de duplicação de rodovias sobre sua gestão. A CART, uma empresa do grupo Invepar, administra as Rodovias SP-225 "João Baptista Cabral Rennó", SP-327 "Orlando Quagliato" e SP-270 "Raposo Tavares", totalizando 834 quilômetros entre Bauru e Presidente Epitácio.

As mudas foram plantadas em áreas pertencentes ao Instituto Florestal e fazem divisa com os Conjuntos Habitacionais Giácomo Bertolini, Maria Elena Bertolini, Vicente Juliano Minguili e Jaime Bigeli, e sofrem com a interferência humana, principalmente pelas queimadas que ocorrem em períodos de seca prolongada.

A proposta da empresa é a realização de ações de Educação Ambiental e Sensibilização das comunidades locais, que serão desenvolvidas nas escolas e centros comunitários desses bairros, com o objetivo de melhorar as condições dos plantios, os cuidados e o desenvolvimento das milhares de mudas já plantadas.

"Trata-se de um plantio de grandes dimensões, muito importante para a qualidade de vida da nossa população. É de total interesse da Prefeitura de Pederneiras que a Concessionária CART obtenha sucesso nesse projeto, e é por isso que seremos parceiros da empresa nessas ações de educação ambiental", explica o Engenheiro Florestal e Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Eliel Oioli Pacheco Júnior.

Os representantes das empresas CART e Gênese, acompanhados das equipes das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura, realizaram uma visita técnica à área que faz divisa entre o plantio e os bairros para formatarem as ações a serem desenvolvidas, de modo a demonstrar a importância desse plantio de mudas para a qualidade de vida da população local.

Para a CART, a implantação de uma floresta traz riqueza para as áreas do entorno. A floresta ajuda a moderar a temperatura ao longo do dia, mantém os níveis de umidade do ar, fornece sombra que reduz a evaporação causada pela radiação solar, absorve o CO2 da atmosfera, repõe oxigênio e retém partículas sólidas e produtos químicos que formam a poluição do ar e causam doenças respiratórias.

“As comunidades que estão nos arredores desta área reflorestada ganham qualidade de vida, além de serem aliados neste tempo e processo de crescimento da vegetação. Contamos com a comunidade para garantir que as mudas plantadas possam crescer”, ressalta Osnir Giacon, gerente de Meio Ambiente da Invepar. Os fragmentos de floresta contribuem ainda com aumento de habitat para fauna, evitando a invasão de animais silvestres em centros urbanos, garantindo áreas de proteção e alimento.

De acordo com Eliel Oioli, as ações ambientais estão sendo definidas e serão executadas em conjunto pelas empresas e Prefeitura a partir de setembro deste ano.