VOCÊ SABIA? O POVO KAINGANG FOI O PRIMEIRO A HABITAR AS TERRAS DE PEDERNEIRAS!
Em maio, mês em que Pederneiras completa 134 anos de história, vamos celebrar relembrando as origens da nossa terra e de quem esteve aqui muito antes da cidade ser fundada.
Você sabia que os Kaingang, um dos povos indígenas mais antigos do Brasil, foram os primeiros habitantes da nossa região? Eles chegaram ao sul e sudeste do país há cerca de 3 mil anos, e ocuparam o planalto ocidental paulista, incluindo as terras onde hoje está Pederneiras.
Vivendo entre os rios Tietê, Paranapanema, do Peixe e Aguapeí, os Kaingang tinham uma relação profunda com a natureza, dominavam técnicas agrícolas e falavam uma língua do tronco Macro-Jê.
Mas nem tudo foi paz. A partir de 1905, com a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, teve início um período de conflitos violentos entre os Kaingang e os colonizadores, motivados pela disputa de terras para expansão do café. Infelizmente, esse processo resultou na morte de cerca de 90% da população Kaingang entre 1905 e 1921.
Com a criação do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), os sobreviventes foram aldeados nos Postos Indígenas de Icatu e Vanuíre, localizados hoje nas cidades de Braúna e Arco-Íris (SP).
Atualmente, os Kaingang mantêm viva sua cultura em mais de 30 Terras Indígenas pelo Brasil. Sua história também faz parte da memória e da identidade de Pederneiras.
Em nossos 134 anos, celebramos não só o progresso da cidade, mas também as raízes que nos trouxeram até aqui. Conhecer o passado é valorizar o presente e construir um futuro com mais respeito e consciência.