Prefeitura Municipal de Pederneiras, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Educação promovem visitas de alunos a Usina Fotovoltaica
Essa ação faz parte do Projeto de Educação Ambiental, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente
Prefeitura Municipal de Pederneiras, através da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação, estão realizando mensalmente visitas monitorada a Usina de energia solar Fotovoltaica “João ‘Coragem’ Batista dias de Morais” com os alunos das escolas municipais.
Com o objetivo de explicar e ensinar aos alunos sobre a importância da energia solar e seus benefícios. “Poder passar essas informações para os alunos é fundamental na formação de futuros cidadãos que acreditem na sustentabilidade ambiental e no equilíbrio ecológico do nosso planeta, lembrando também que a geração de energia é destinada ao abastecimento de prédios municipais, permitindo uma economia anual projetada de R$ 1,2 milhão em contas de energia elétrica” explica o biólogo e colaborador municipal Charleston Andrade Cordeiro.
Inaugurada em julho de 2024, a usina fotovoltaica de Pederneiras conta com 1.458 placas solares instaladas em uma área centralizada, que gera, em média, 112.175 kWh por mês. Este projeto pioneiro não só reforça o compromisso da administração com a inovação, mas também representa uma economia significativa para os cofres públicos.
Como Funciona a Energia Solar?
Muitos se questionam sobre o processo pelo qual o sol pode fornecer energia a um prédio. A luz é composta por uma infinidade de partículas subatômicas denominadas fótons, que ao se chocarem com a célula fotoelétrica da placa fotovoltaica, transferem parte de sua energia para os átomos de silício que compõem o painel, gerando uma corrente elétrica contínua que é transformada em corrente alternada, adequada para uso em equipamentos eletrônicos e aparelhos domésticos, e distribuída pela concessionária de energia.