SETEMBRO VERDE MARCA A LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM PEDERNEIRAS
Setembro Verde: mês da conscientização da inclusão social da pessoa com deficiência
A Prefeitura de Pederneiras, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento e Assistência Social, de Educação, de Cultura, de Meio Ambiente, Esportes Lazer e Juventude, Saúde, da Defesa Civil e do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, em parceria com APAE Pederneiras, realizaram durante o mês de Setembro diversas ações e mobilizações a favor da inclusão social da pessoa com deficiência, em alusão ao Setembro Verde.
As ações tiveram início no dia (21), no dia da árvore com o plantio de mudas de Ipê ao redor da quadra da CMEI “Prof.ª Maria de Lourdes Martini Maldonado” localizado no bairro “Vicente Juliano Minguili”, através das Secretarias de Meio Ambiente, Educação e da entidade APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
As mudas foram doadas pela CPFL Paulista, que tem o projeto Arborização + Segura.
E para finalizar o mês no último sábado (30), o evento Setembro Verde: Inclusão curta essa ideia, os alunos, professores e familiares se reuniram no Parque Ecológico “Vale do Sol”, após a carreata da Inclusão realizada pela APAE.
Durante o evento diversas atividades foram realizadas assim como as danças de Zumba e Ritbox com os Prof. David Arturi, Jessica Rodrigues e Roseli Medeiros com apoio dos profissionais da APAE e da Secretaria de Esportes. Distribuição gratuita de pipocas e algodão doce com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Assistência Social, exposição de Trabalhos Adaptados dos alunos da APAE e Salas de Recursos Multifuncionais da rede municipal, além de uma apresentação artística e interpretação em Libras com os alunos da EMEF “Anna Ruiz Fernandes Furlani” da rede municipal de ensino sob a coordenação do professor Gilcemar Werneck. Aconteceram aferição de pressão e testes de diabetes realizados pelos profissionais da Secretaria de Saúde; orientações e a conscientização do uso dos brinquedos acessíveis com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; a Biblioteca Móvel com muitos recursos de leitura com o apoio da Secretaria de Cultura, além da decoração temática para a divulgação do mês; atividades com os alunos da APAE e das salas de recursos multifuncionais da rede municipal.
”Estou muito feliz em ver o quanto avançamos! Setembro Verde, que é verde pela esperança de termos uma sociedade cada vez melhor e mais igualitária, voltada à inclusão social. Devemos buscar ainda mais avanços e ter o envolvimento da sociedade para que o respeito ao diferente, seja natural e a inclusão ocorra todos os dias a partir de uma união de esforços entre o poder público e a sociedade para mudar ainda mais o panorama, dando maior visibilidade às pessoas com deficiência, integrando-as e incluindo-as. Agradeço a Deus minha família todas as Secretarias envolvidas a entidade APAE e seus servidores e voluntários pela dedicação diária, a Defesa Civil os familiares e a todos os envolvidos” agradece a Prefeita Ivana Bertolini Camarinha.