PROCON PEDERNEIRAS ORIENTA SOBRE AS PROMOÇÕES DE BLACK FRIDAY QUE ACONTECEM NESTA SEMANA
Órgão de defesa recomenda que consumidor que pretende aproveitar a data tome alguns cuidados; é importante avaliar se a compra não irá comprometer o orçamento
A Black Friday 2022, evento em que o comércio varejista promove descontos e ofertas, acontece neste dia 25 de novembro no Brasil. O Procon-SP traz algumas recomendações para que o consumidor tenha alguns cuidados ao aproveitar as promoções.
No ano passado, mais de 700 reclamações foram registradas no Procon-SP, sendo os principais motivos o atraso ou a não entrega do produto; pedidos cancelados, mudanças de preços, maquiagem de desconto e indisponibilidade do produto ou serviço. Veja mais clicando aqui: https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/11/Balanco-Black-Friday-2021.pdf
Antes de comprar:
É fundamental ponderar se a compra de determinado item, ainda que em valor promocional, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento.
Recomenda-se que o consumidor faça uma pesquisa de preços do produto que pretende comprar e avalie se o preço anunciado – incluindo frete e juros, em caso de parcelamento – vale mesmo a pena.
Ao comprar pela internet, o consumidor deve estar alerta para a existência de sites e perfis de redes sociais falsos ou aqueles que oferecem ofertas enganosas. Os dados do fornecedor devem ser checados antes de qualquer compra ou contratação – observar se a empresa tem endereço físico, consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se foi criada há poucos dias são medidas importantes.
Também é recomendável consultar a lista “EVITE ESSES SITES” disponibilizada no site do Procon-SP. Acesse a lista clicando aqui: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor, não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens. É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais.
Pagamento: Ao fazer o pagamento de uma compra por meio do boleto bancário, o consumidor deve conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento, como o nome da empresa, data, CNPJ, etc. Ao pagar via Pix, o destinatário do pagamento também deve ser conferido atentamente.
Prazo de arrependimento: É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega; nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.
Problemas com a compra: O consumidor que, após sua compra tiver problema com atraso, não entrega ou outras questões, deve entrar em contato com a empresa e registrar sua demanda. Caso não consiga uma solução, pode procurar o Procon - Pederneiras, no atendimento online pelo e-mail procon@pederneiras.sp.gov.br, pelo What’sApp (14) 3284-4300 ou presencialmente no endereço Avenida Bernardino Flora Furlan, N-1630, Parque Industrial I, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30.