23 NOV 2022
Procon Pederneiras orienta sobre as promoções de Black Friday que acontecem nesta semana

PROCON PEDERNEIRAS ORIENTA SOBRE AS PROMOÇÕES DE BLACK FRIDAY QUE ACONTECEM NESTA SEMANA

Órgão de defesa recomenda que consumidor que pretende aproveitar a data tome alguns cuidados; é importante avaliar se a compra não irá comprometer o orçamento

A Black Friday 2022, evento em que o comércio varejista promove descontos e ofertas, acontece neste dia 25 de novembro no Brasil. O Procon-SP traz algumas recomendações para que o consumidor tenha alguns cuidados ao aproveitar as promoções.

No ano passado, mais de 700 reclamações foram registradas no Procon-SP, sendo os principais motivos o atraso ou a não entrega do produto; pedidos cancelados, mudanças de preços, maquiagem de desconto e indisponibilidade do produto ou serviço. Veja mais clicando aqui: https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/11/Balanco-Black-Friday-2021.pdf

Antes de comprar:
É fundamental ponderar se a compra de determinado item, ainda que em valor promocional, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento.

Recomenda-se que o consumidor faça uma pesquisa de preços do produto que pretende comprar e avalie se o preço anunciado – incluindo frete e juros, em caso de parcelamento – vale mesmo a pena.

Ao comprar pela internet, o consumidor deve estar alerta para a existência de sites e perfis de redes sociais falsos ou aqueles que oferecem ofertas enganosas. Os dados do fornecedor devem ser checados antes de qualquer compra ou contratação – observar se a empresa tem endereço físico, consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se foi criada há poucos dias são medidas importantes.

Também é recomendável consultar a lista “EVITE ESSES SITES” disponibilizada no site do Procon-SP. Acesse a lista clicando aqui: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor, não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens. É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais.

Pagamento: Ao fazer o pagamento de uma compra por meio do boleto bancário, o consumidor deve conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento, como o nome da empresa, data, CNPJ, etc. Ao pagar via Pix, o destinatário do pagamento também deve ser conferido atentamente.

Prazo de arrependimento: É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega; nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.

Problemas com a compra: O consumidor que, após sua compra tiver problema com atraso, não entrega ou outras questões, deve entrar em contato com a empresa e registrar sua demanda. Caso não consiga uma solução, pode procurar o Procon - Pederneiras, no atendimento online pelo e-mail procon@pederneiras.sp.gov.br, pelo What’sApp (14) 3284-4300 ou presencialmente no endereço Avenida Bernardino Flora Furlan, N-1630, Parque Industrial I, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024