14 OUT 2022
Outubro Rosa: Prefeitura de Pederneiras promove ações de prevenção ao câncer de mama
OUTUBRO ROSA: PREFEITURA DE PEDERNEIRAS PROMOVE AÇÕES DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Campanha visa alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de convidar a população para o autocuidado

A Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando diversas atividades para conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama. As ações fazem parte da Campanha Outubro Rosa.

As atividades começam na sexta-feira, 21, com a Inauguração das obras de reforma do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, às 10h.

No sábado, 22, será realizado o Mutirão de exames de Papanicolau, mamografia, entre outros, no Centro de Atenção à Saúde da Mulher das 8h às 17h e a caminhada da Campanha do Outubro Rosa às 10h com saída do Centro de Atenção à Saúde da Mulher e chegada no Parque Ecológico “Vale do “Sol”.
Além disso, estão sendo realizadas palestras e orientações pelos profissionais de saúde, durante todo o mês, em todas as unidades de saúde.

“A prevenção é o melhor caminho para combatermos o câncer de mama. Essas ações que acontecem durante o Outubro Rosa são um complemento do trabalho preventivo que realizamos gratuitamente durante todo o ano no município. Convido a toda população a participar das atividades, todos unidos para reforçar sobre a importância do autocuidado para a prevenção de doenças e manutenção da saúde.” disse a Prefeita Ivana Bertolini Camarinha.

O câncer de mama
O câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres brasileiras. Se diagnosticado e tratado em fase inicial, as chances de cura chegam a 95%. A herança genética, a obesidade, o álcool, o fumo e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama.

Todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações, como fazer visitas anuais ao ginecologista, fazer o autoexame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia após os 40 anos.

Outras informações pelos telefones: (14) 3284-5297 ou (14) 3252-4004.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024