Ir para o conteúdo

Prefeitura de Pederneiras
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagram
Rede Social Facebook
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
AGO
05
05 AGO 2021
Agosto Dourado ressalta importância do aleitamento materno

AGOSTO DOURADO RESSALTA IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO

 

Instituído pela Lei nº 13.435 de 2017, o “Agosto Dourado” celebra o Mês do Aleitamento Materno, com o objetivo de ressaltar a importância do alimento para o bebê.

Por meio do leite materno, considerado alimento de ouro pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como diarreia, infecções, obesidade infantil, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar.

A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Dar o peito aumenta ainda o contato do bebê com a mãe, dando segurança, calor e fortalecendo os vínculos afetivos; melhora a digestão e minimiza as cólicas, pois é de fácil digestão e possui a molécula PSTI, responsável por proteger e reparar o intestino dos recém-nascidos; reduz o risco de doenças alérgicas; diminui chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma.

Os benefícios também se estendem à mãe, como a proteção maior contra o câncer de mama, de ovário, e o risco de uma hemorragia após o parto é reduzido. Evita a osteoporose e protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto, hipertensão arterial e colesterol alto. Pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e artrite reumatoide.

“Diante dos inúmeros benefícios de amamentar, o PROGRAMA CRIANÇA FELIZ, que apoia a campanha, incluiu divulgação e orientação sobre o tema para o público-alvo atendido, em especial às gestantes, frisando a importância e benefícios de amamentar” disse a supervisora do programa, Maiara Altieri.

 

Tema é discutido mundial

O aleitamento materno é um dos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, plano de ação para pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza, que orientará programas de desenvolvimento para os próximos anos. São, ao todo, 17 metas, que se aplicam a todos os países, incluindo questões como as alterações climáticas e a redução da pobreza.


Seta
Versão do Sistema: 3.1.9 - 17/01/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia