09 ABR 2021
Pederneiras e região voltam à fase vermelha

PEDERNEIRAS E REGIÃO VOLTAM À FASE VERMELHA

Município segue decreto do Governo Estadual

Em coletiva realizada na tarde desta sexta-feira, dia 09, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o Governo Estadual decretou que a região de Bauru, da qual Pederneiras faz parte, volte para a Fase Vermelha do Plano SP. A medida deve durar, pelo menos, até o dia 18 Abril e o município continuará seguindo o decreto do Governo do Estado.

A mudança ocorre após o estado registrar uma ligeira queda na taxa de internações dos leitos de UTI, que mesmo assim seguem altos.

O decreto nº 4.909, de 09 de abril de 2021, dispõe sobre as medidas emergenciais destinadas ao enfrentamento da pandemia de COVID-19. Leia abaixo um resumo e clique AQUI para ler o decreto na íntegra.

Apesar da mudança de fase, ficam mantidos: a proibição de cultos religiosos presenciais; a recomendação de teletrabalho; a recomendação do escalonamento de horários alternados para a entrada de funcionários dos setores de serviços, do comércio e da indústria; proibição de eventos esportivos de qualquer espécie, bem como, o funcionamento de academias; funcionamento de bares e salões de beleza e o toque de recolher das 20h às 5h.

Na fase vermelha, haverá algumas mudanças, como: a reabertura das lojas de material de construção; e a retirada de pedidos de comida diretamente em restaurantes e lojas.

Além disso, fica autorizado o retorno gradual das aulas no modelo presencial e no modelo híbrido no ano letivo de 2021, nos termos do Decreto Municipal nº 4.865/2021: as Escolas Públicas Estaduais e Particulares devem seguir as determinações constantes do Plano São Paulo, enquanto que as aulas presenciais nas Escolas Públicas Municipais e Filantrópicas permanecem suspensas, devendo serem ministradas pelo sistema remoto (não presenciais) até o dia 30/04/2021.

O uso de máscara permanece obrigatório nos espaços de acesso aberto ao público e no interior dos estabelecimentos que executem atividades essenciais e em repartições públicas municipais, pela população, por agentes públicos, prestadores de serviço e particulares.

A Prefeitura enfatiza que a população deve estar consciente do atual momento, colaborando para que as taxas de contaminação continuem diminuindo. A orientação é que as pessoas utilizem máscara sempre que estiverem fora de casa, lavem as mãos com frequência com água e sabão, use álcool em gel e principalmente evite aglomerações em qualquer horário.