29 JAN 2021
Prefeitura de Pederneiras divulga atendimento especializado a pessoas trans

PREFEITURA DE PEDERNEIRAS DIVULGA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A PESSOAS TRANS

Serviço já acontece no município e é reforçado no dia da visibilidade trans

O CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Municipal, continua o atendimento especializado às pessoas trans em Pederneiras com acompanhamento e orientações.

Segundo a coordenadora do CREAS, Caroline Francelim, o objetivo é tornar as políticas públicas ainda mais acessíveis para o cidadão e contribuir de forma permanente no combate à transfobia. “E aproveitamos que hoje é o Dia Nacional da Visibilidade Trans para divulgarmos esse importante serviço a nossa comunidade para contribuir para a diminuição da transfobia, discriminação, intolerância e preconceito”.

O CREAS está localizado na Rua Gonçalves Ledo, O-46, Jardim América e atende das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (14) 3283-3536.

Dia Nacional da Visibilidade Trans

O dia 29 de janeiro é o Dia Nacional da Visibilidade Trans no Brasil, data que tem como objetivo promover reflexões sobre a cidadania das pessoas transexuais.

Nesta data, em 2004, foi quando pela primeira vez na história do Brasil, travestis e transexuais estiveram no Congresso Nacional para falar aos parlamentares brasileiros sobre a realidade dessa população.

Para a secretária municipal de desenvolvimento e assistência social Leticia Camargo, trata-se de um serviço fundamental para assegurar a garantia de direitos a essa população: “A luta por respeito e igualdade de gênero não é apenas nesta data. Todos os dias, pessoas trans enfrentam desafios para terem seus direitos garantidos e serem reconhecidos como cidadãos”.

O que é uma pessoa transexual?

A pessoa transexual, também chamada de transgênero ou travesti, é aquela que não se identifica com o gênero que a sociedade acha que ela deve ter por conta do seu sexo biológico. Para entender melhor, é necessário saber sobre três conceitos básicos que se referem a sexualidade: identidade de gênero, orientação afetiva sexual e sexo biológico.

A identidade de gênero é como uma pessoa se reconhece: mulher, homem ou não binário (ou seja, aquela que não se vê apenas como uma um ou outra).

Orientação afetiva sexual é por quem uma pessoa sente atração. Aqui temos as lésbicas, gays, bissexuais e heterossexuais.

E sexo biológico está ligado a nossa biologia: cromossomos, hormônios e órgão sexual.

“Acreditamos que o primeiro passo para auxiliar a visibilidade de pessoas trans é diminuir o preconceito. E isso só acontece quando a gente aprende mais sobre quem são essas pessoas e os fatores que as envolvem” explica Caroline.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024