21 JAN 2021
Prefeitura de Pederneiras inicia vacinação contra Covid-19
1 - Enfermeira - Maria Helena Pavanini

Os primeiros vacinados serão os profissionais da linha de frente da saúde

A Prefeitura de Pederneiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou na manhã de hoje, dia 21, a vacinação contra a Covid-19. O início da imunização ocorreu no Centro de Saúde “Joaquim Cortegozo”, o Postão, e foi acompanhado pela prefeita Ivana Bertolini Camarinha, pelo vice-prefeito Joãozinho da Farmácia e pela secretária municipal de saúde Paula Gomes. Também estiveram presentes o vereador Adriano do Postinho e Danilo Alborghetti, além de outros profissionais da saúde que lidam com a covid-19 desde o início.

“Além das doses, o que chegou foi a esperança. O dia de hoje foi emocionante e histórico, mas ainda precisamos continuar com todos os cuidados, usando máscara, álcool em gel e evitando aglomerações. Agradeço todos os profissionais da saúde que estão se dedicando na batalha contra essa doença” disse a Prefeita Ivana.

Pederneiras recebeu na noite de ontem, dia 20, as primeiras 440 doses da vacina que foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, centro de pesquisa e produtor de imunobiológicos brasileiro.

Primeiros vacinados

A primeira pessoa a ser vacinada foi a enfermeira Maria Helena Pavanini, que trabalha há 33 anos na Santa Casa de Pederneiras e há 21 anos na Prefeitura e está em contato direto com pacientes com suspeita de covid-19.

Em seguida, Tania França, que trabalha há 11 anos na Prefeitura e atualmente é técnica em enfermagem do CED – Centro de Especialidades e Diagnósticos. Dr Jorge de Freitas que trabalha na rede pública de saúde há 15 anos e também está na linha de frente no atendimento de pacientes com covid-19 foi o 3º a ser vacinado.

Em seguida, Beatriz Maciel, enfermeira e coordenadora da vigilância epidemiológica e servidora municipal há 10 anos, foi vacinada. A quinta a receber a imunização foi Sonia Camacho, auxiliar de enfermagem que trabalha há 16 anos na sala de vacina principal do município. A última a ser vacinada nesta manhã foi a enfermeira Viviane Gom que trabalha na USF “Lydia Rosin Alves”, do bairro Cidade Nova.

Prioridade a profissionais na linha de frente

De acordo com a secretaria, por enquanto, as pessoas não devem procurar a Santa Casa ou unidades de saúde, pois as doses dessa primeira entrega terão como prioridade imunizar os profissionais que estão atuando diretamente com os casos de Covid-19. “São esses profissionais que cuidam da nossa comunidade diariamente e muitos deles estão expostos à doença por atenderem casos positivos de coronavírus” disse a secretária municipal de saúde Paula Gomes.

A secretária ressalta ainda que a população deve ser paciente e que a Prefeitura conta com insumos, como seringas e agulhas, suficientes para a aplicação das doses, além de profissionais experientes e capacitados para essa aplicação.

Estratégias de enfrentamento do Covid-19

Para aplicação das doses nesta primeira etapa, uma equipe itinerante irá até a Santa Casa e unidades de saúde para realizar a vacinação in loco dos profissionais que estão atuando na linha de frente. “Já está em planejamento outras ações para agilizar e facilitar a imunização nas próximas etapas, como drive-thru e ampliação dos horários das unidades de saúde com maior fluxo dos grupos prioritários, como idosos, por exemplo” ressaltou Beatriz Maciel, enfermeira e coordenadora da vigilância epidemiológica.

Além disso, a partir de hoje, dia 21, começa a funcionar a central de referência para síndromes gripais, categoria de doenças da qual a covid-19 está inserida, na UBS “Julio Bertolini”, no bairro Michel Neme. “Todos os pacientes que apresentam sintomas serão atendidos nessa unidade com uma equipe exclusiva. Os pacientes serão testados e avaliados pelo médico, saindo da unidade já com a medicação e tratamento corretos” explicou Paula.

A campanha de imunização contra a COVID-19 será desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas dos órgãos estadual e federal. A Prefeitura de Pederneiras aguarda o recebimento de um novo lote das vacinas para continuar a imunização desse primeiro grupo e iniciar a dos demais grupos prioritários.

Obs: A ampola utilizada nas imagens, são das doses já aplicadas, ou seja, estavam vazias.

21/01/2021
Vacinação Covid 19