A última etapa de vacinação contra a gripe Influenza em Pederneiras começou ontem, 18, em todas as unidades de saúde do município. Nesta fase a vacinação está disponível para idosos entre 55 e 59 anos e professores de escolas públicas e privadas do município. Todos os demais grupos de risco ainda podem ter acesso à vacinação.
Até o momento, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram vacinadas cerca de 9.200 mil pessoas no município desde o início da campanha de vacinação, em março.
“É importante que as pessoas dos grupos de risco procurem as unidades de saúde para tomarem a vacina e, de preferência, que essas pessoas não levem acompanhantes para evitar aglomerações. Estamos com protocolos rigorosos de higienização e isolamento para combate à pandemia do Covd-19”, explica a coordenadora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Pederneiras, Beatriz Ribeiro Maciel Pereira.
Vale destacar que o envio das vacinas, bem como a escolha dos grupos vacinais foi feita pelo Ministério da Saúde, avaliando critérios de maior vulnerabilidade de cada grupo, com base em recomendações internacionais e é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.
As vacinas da gripe Influenza não imunizam para o Coronavírus. A prevenção, a utilização de máscaras e álcool gel e o isolamento domiciliar continuam sendo a maneira mais eficaz.