Desde a primeira quinzena de março, todos os quase 5 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Pederneiras foram liberados das salas de aula seguindo orientações do governo Estadual no combate ao Coronavírus.
O que parecia ser algo ruim está se tornando positivo. Pais, alunos e professores estão muito envolvidos na continuidade dos estudos das crianças à distância, de dentro de casa, respeitando o isolamento social neste momento de pandemia.
Como funciona?
A direção das escolas municipais de Pederneiras se mobilizou e está orientando os pais com sugestões de atividades apropriadas para cada ano escolar, sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação. As sugestões são passadas por ambiente web, os pais recebem orientação para acompanharem os filhos e os resultados estão surpreendendo.
“Estamos passando por um momento difícil, de superação e adaptação. Em poucos dias, buscamos maneiras de manter as crianças ativas em contato com o ambiente escolar, através de sugestões de atividades em casa, visando a menor perda educacional possível durante a paralisação por causa da pandemia. Ao mesmo tempo, buscamos maneiras de colocar os pais como tutores deste aprendizado. E tem dado muito certo”, explica a Secretária Municipal de Educação, Fernanda Figueiredo Fabri Maciel.
As ferramentas utilizadas ficam todas na internet. As escolas reativaram ou criaram novos perfis nas redes sociais com intuito pedagógico. Aos pais, são oferecidas sugestões de atividades (vídeos, livros digitalizados, sites ou links) para que os alunos mantenham o contato com o ambiente escolar. “Isso ajuda também os pais para manterem as crianças ligadas com a escola e, ao mesmo tempo, é também uma forma de entretenimento em casa junto aos familiares”, destaca Fernanda.
Além disso, os pais são orientados a postarem as atividades como forma de motivar a comunidade escolar, criando um vínculo e um fator motivacional para crianças, familiares e direção da escola, que tem replicado as postagens com fotos dos alunos fazendo atividades em casa, gerando grande repercussão positiva nas redes sociais.
“Até que tudo volte ao normal, é o que podemos fazer pelos nossos alunos e pelos seus familiares nesse momento de dor e tristeza mundial. É a nossa parte, a nossa meta cuidar das nossas crianças. Agradeço imensamente o esforço de cada professor, cada profissional da Educação municipal, aos pais e familiares pelo esforço para manter as crianças ativas e em contato com o ambiente escolar que é tão importante para a formação deles como pessoa, profissional e cidadão do futuro”, finaliza.
Para quem quiser acompanhar as postagens com as atividades dos alunos da Rede Municipal de Educação, basta procurar no Facebook o nome da escola que tem interesse, sem esquecer-se de colocar antes do nome da escola a sigla Emei ou Emef.