Central telefônica atenderá demanda da população com crises de ansiedade, angústia e outras moléstias psicológicas advindas da atual crise, a partir das 12h30 de hoje, dia 03
A Prefeitura Municipal de Pederneiras está dando um passo à frente no enfrentamento à crise causada pela pandemia do novo coronavírus, com a criação de uma central telefônica para atendimentos de Primeiros Socorros Psicológicos (PSP).
As Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social estão na linha de frente buscando atender a população que esteja sofrendo com crises de ansiedade, angústia, crises de pânico, entre outras doenças psicológicas causadas pelo medo e pela quantidade exagerada de informações, muitas delas fake news, sobre a pandemia.
“Nós estamos vivendo um momento fora do comum. Estou presenciando funcionários de empresas, servidores municipais e populares com crise de ansiedade, pânico e outras situações que estão sendo geradas ou potencializadas por toda essa situação que estamos vivendo, cheia de medo e incertezas sobre o coronavírus”, explica a psicóloga Adriana Meiado.
Para o prefeito Vicente Minguili, a Central vai dar um suporte para quem precisa de atenção neste momento de incertezas. “Profissionais do Social e da Saúde atenderão a população, buscando orientar, acalmar e dar um socorro psicológico para essas pessoas que se encontram em desespero. Infelizmente é uma situação de crise mundial e, com todos os acontecimentos, mudanças a todo o momento, medo de perder o emprego, questões financeiras e medo de contrair o vírus, muitas pessoas estão precisando de ajuda. Nosso objetivo é cuidar da saúde psicológica dessas pessoas e não deixar os casos chegarem ao extremo”, conclui o prefeito.
Dez profissionais da Saúde e do Social foram capacitados para atuarem na prevenção e no socorro psicológico junto à população. O curso para estes profissionais foi ministrado pela psicóloga Adriana Meiado na última terça-feira, 31, na Sala de Reuniões da Secretaria Social.
Anote aí
A Central Telefônica do PSP começa o atendimento hoje, sexta-feira, 03 de abril, a partir das 12h30 até 16h. A partir da próxima segunda-feira, dia 06, os atendimentos serão sempre de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 12h30 às 16h. Os telefones disponíveis são: (14) 3284-1553 / (14) 3252-2155 / (14) 9.9117-3495 / (14) 9.9817-2810 / (14) 9.9770-1211.