A Prefeitura está oferecendo cursos de capacitação diante da demanda da empresa Bracell, que está com grande obra de expansão em Lençóis Paulista
A Prefeitura Municipal de Pederneiras entregou ontem à noite, 13, o certificado de conclusão do curso de Pedreiro – Assentador de Blocos para 47 alunos. Destes, quatro já fizeram entrevistas para um novo emprego e um já começa a trabalhar hoje. A previsão é de que os outros também sejam chamados, uma vez que a empresa Bracell está recrutando principalmente os candidatos com qualificação.
A entrega dos certificados aconteceu no prédio da Secretaria do Meio Ambiente e contou com a presença do prefeito Vicente Minguili, do vice Marcio Urrea, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Ricardo Saad, da diretora social Angela Vermelho, do gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell, Carlos Barbieri, da engenheira florestal da Bracell Renata Migary, do coordenador do curso em Pederneiras Wagneton Lages, além dos instrutores.
O curso teve duração de 100 horas e foi ministrado pelo professor Junior Carlos Gonçalves com apoio do Centro Paula Souza, visando exclusivamente a qualificação profissional de pedreiro no município para atender a demanda por mão de obra capacitada na região.
Com as obras de expansão da nova fábrica em Lençóis Paulista, a Bracell está buscando profissionais para a área de construção civil e montagem. A empresa considera a capacitação como diferencial no processo seletivo. Além do curso de Pedreiro, os candidatos de Pederneiras já receberam a certificação de Segurança no Trabalho, também exigido para contratação. Vale destacar que o curso começou em dezembro e a Prefeitura atendeu todos os alunos que procuraram o curso.
“Nós estamos com 16 municípios da região trabalhando com a Bracell e Pederneiras é um dos mais empenhados e dispostos a qualificar seus candidatos e ajudar nas contratações”, afirmou o gerente da Bracell, Carlos Barbieri.
Par o prefeito Vicente, é gratificante ver os alunos formados e saber que muitos terão a oportunidade de emprego na Bracell. “Desde o início, falei que nos empenharíamos para que Pederneiras fosse a cidade mais preparada para oferecer profissionais. É muito gratificante contribuir para que eles possam melhorar de vida e conquistar novos horizontes”, disse o prefeito.
Carteira Assinada
E o sonho do emprego com registro em carteira já começou para o aluno Alan Vitor Botelho, de 25 anos. Com experiência na área de pedreiro, ele concluiu o curso de pedreiro – assentador de blocos na noite de ontem e hoje, sexta-feira, já deu entrada na documentação para iniciar imediatamente o trabalho no canteiro de obras da Bracell.
“Eu estava desempregado, fiz o curso para ter uma oportunidade e agora tenho um emprego com registro na carteira. Isso vai me ajudar muito, porque tenho esposa e uma filha de cinco anos em casa. Estou muito feliz e só tenho a agradecer a oportunidade do curso”, diz Alan.
Além do curso de Pedreiro, a prefeitura já ofertou centenas de vagas de cursos profissionalizantes visando atender a demanda por vagas na Bracell. Segundo o prefeito Vicente, novos cursos estão sendo preparados para que o cidadão pederneirense se capacite e tenha mais chance de conseguir vagas na Bracell. “Estamos em contato direto com o pessoal da Bracell e logo vamos oferecer mais cursos de capacitação, como o de soldador. Estamos sempre buscando novas oportunidades para realizar o sonho do emprego para o cidadão de Pederneiras”, finaliza Vicente.