Nesta sexta-feira, dia 13 de março o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Pederneiras lançará, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, e com o apoio da Promotoria de Justiça de Pederneiras, o Programa “Valorizando Vidas”, que tem como objetivo promover a prevenção de violação de direitos de crianças e adolescentes em nosso município.
“Devido a alguns indicadores que observamos no município relacionados aos direitos de crianças e adolescentes, nos propusemos a criar este programa com o objetivo de prevenção, ampliando nossas ações, dando referência aos profissionais que lidam diariamente com crianças e jovens e, principalmente, atuando na garantia dos direitos da criança em crescer em um ambiente saudável e digno”, explica o presidente do CMDCA, David Gustavo Pompei.
Entre as necessidades levantadas pelo Setor de Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e pelo Centro de Atenção Psicossocial - CAPS estão o combate à ideação suicida, tentativa de suicídio e a gravidez na menor idade.
“Pelos índices levantados no município, a ideação de suicídio está aumentando entre crianças e adolescentes e isso é muito preocupante. Por isso, trabalhar este tema é de fundamental importância. Agradeço toda a equipe da secretaria de Desenvolvimento Social, ao CMDCA e também a Câmara, em nome da vereadora Regina, que legisla sobre esta causa”, afirma o prefeito Vicente Minguili.
Para o presidente do CMDCA, Gustavo Pompei, é importante fazer o levantamento destes dados e atuar sobre eles. “Primeiramente, na situação de ideação suicida e tentativas de suicídio, principalmente através de situações como o bullying e exposições em redes sociais com declarações vexatórias que culpabilizam ou responsabilizam as pessoas”, destaca. Segundo dados do CAPS, atualmente são 67 casos sendo acompanhados de ideação suicida e tentativas de suicídios.
Outra preocupação que o “Programa Valorizando Vidas” vai trabalhar é a questão da gravidez na adolescência. Em Pederneiras, entre 2016 a 2019 foram constatados que a Saúde Municipal atendeu 12 situações de gravidez de crianças entre 10 a 14 anos e 223 de adolescentes e jovens entre 15 a 19 anos.
Após todo esse levantamento, o CMDCA firmou parcerias com a Promotoria de Justiça de Pederneiras, com a Câmara Municipal e também com o Centro de Educação e Prevenção e Posvenção do Suicídio - CEPS da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto.
Serviços
O lançamento do Programa “Valorizando Vidas” ocorrerá amanhã, sexta-feira, 13 de março, às 14h, na Sala do Júri do Fórum de Pederneiras e estará aberto à comunidade em geral.