Amanhã, sábado, dia 15 de fevereiro, acontece o Dia D da vacinação com uma grande mobilização nacional, e as unidades de saúde “PSF Estevam Maturana” no Leonor Mendes de Barros, “PSF Waldomiro Fernandes Matheus” no Antônio de Conti, Posto de Saúde “Joaquin Cortegoso” no Centro e o “PSF Lydia Rosin” na Cidade Nova, todos em Pederneiras, ficarão abertas das 8h às 17h.
O Dia D faz parte da primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o Sarampo que começou no dia 10, e segue até o dia 13 de março em todas as unidades de saúde do município de Pederneiras.
Nesta primeira etapa, segundo orientações do Ministério da Saúde, a campanha é seletiva, sendo prioritária a vacinação em crianças a partir de 5 anos a adolescentes até 19 anos de idade.
No entanto, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, quem está em falta com a vacina do sarampo poderá tomar a dose da vacina contra sarampo sem problemas. “Todas as pessoas a partir de 6 meses até 59 anos podem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para atualização de sua situação vacinal”, explica a coordenadora de vigilância em Saúde, Beatriz Ribeiro Maciel Pereira.
Febre Amarela
Também está sendo disponibilizada a vacina contra Febre Amarela para a população a partir de nove meses para a atualização da situação vacinal. Vale destacar que, a partir de agora, crianças com quatro anos devem tomar uma segunda dose da vacina. “Recomendamos que os pais de crianças nascidas a partir de 2013 procurem uma unidade de saúde para verificação da carteira de vacinação”, destaca Beatriz.