No total, 25 represas foram inspecionadas. Objetivo foi identificar as condições de cada represa e evitar riscos de desastres em dias de chuva forte
A Defesa Civil do Município de Pederneiras realizou, nesta semana, um trabalho de inspeção de 25 represas que fazem parte da bacia do Ribeirão Pederneiras e que estão situadas a montante, ou seja, acima do município (nove em Pederneiras e 16 em Agudos). O objetivo da Defesa Civil foi acompanhar a situação das represas e, com isso, evitar possíveis desastres provocados neste período de aumento das chuvas.
Segundo a equipe, as vistorias são realizadas periodicamente ou após períodos prolongados de chuva. Foram vistoriadas as condições do aterro, os vertedouros e feito o mapeamento das represas. Todas as informações coletadas são utilizadas para elaborar um laudo de vistoria encaminhado para o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo – DAEE, responsável por fiscalizar os cursos d'água do Estado.
“Essas inspeções fazem parte de um trabalho que estamos fazendo para a mitigação de desastres em Pederneiras. São várias frentes de trabalho e as vistorias das represas são muito importantes, pois elas são afluentes do Ribeirão Pederneiras, que corta a cidade”, explica o coordenador da Defesa Civil de Pederneiras, Sílvio Aparecido Bueno.
“Precisamos acompanhar as represas para garantir que elas estejam em boas condições para que não rompam e causem problemas para o nosso município em dias de chuva forte”, afirma o prefeito Vicente Minguili.