13 FEV 2020
Sistema de alerta da Defesa Civil por SMS orienta população sobre riscos de tempestades
Foto pequena 0
Foto pequena 1

A Defesa Civil de São Paulo conta com o serviço de mensagem (SMS) para avisar diretamente os cidadãos sobre riscos de tempestades. O serviço de texto fornece informações meteorológicas sobre qualquer um dos 645 municípios do Estado de São Paulo.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Silvio Aparecido Bueno, a ferramenta está disponível para o município de Pederneiras. “Ela é importante e auxilia bastante a Defesa Civil ao emitir esse alerta de risco e desastres diretamente às pessoas e a toda sociedade”, explica.

Para realizar o cadastramento e começar a receber as mensagens SMS de alerta, basta solicitar o serviço enviando um SMS para o número 40199 com o número do CEP da sua residência ou de outros locais de interesse no corpo da mensagem. Vale ressaltar que o serviço é totalmente gratuito e a pessoa pode cadastrar quantos CEPs quiser, desde que cadastre um por mensagem.

Conforme a Lei 12.340/14, que trata da prevenção aos riscos de desastre, é obrigatório que empresas de telefonia móvel transmitam, gratuitamente, informações de alerta à população.

Sobre o sistema

O sistema de envio de SMS para alerta de desastres começou a ser utilizado no Japão a partir de 2007 e atualmente também funciona em mais de 20 países. Implantando no Brasil a partir de um projeto-piloto inicialmente em 20 municípios de Santa Catarina, hoje já está disponível em todos os municípios de São Paulo e outros estados.

As cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.

Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para receber as novidades da Prefeitura de Pederneiras
Rua: Siqueira Campos, n° S-64 - Centro