Iniciativa tem parceria da ASCANA e da Prefeitura Municipal para promover a sustentabilidade ambiental
Na manhã de ontem, 19, foi realizada a premiação dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Pederneiras que foram destaque no concurso de redação e desenho do Projeto “Corteva Escola”, que tem parceria entre a ASCANA (Associação dos Fornecedores de Cana do Médio Tietê) e a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Pederneiras.
Foram premiados 10 alunos pelo conjunto do melhor desenho e redação. Todos ganharam um relógio digital. O primeiro lugar ganhou ainda um notebook e garantiu um Datashow para a escola e uma caixa de som portátil para a sua professora. O segundo lugar ganhou também um Smartfone.
O Projeto “Corteva Escola” tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a sustentabilidade e a importância da conservação e preservação do meio ambiente. Também é um objetivo do projeto demonstrar as técnicas de plantio e o uso de defensores agrícolas de forma saudável e responsável, mostrando aos alunos a importância da água e da agricultura. Esse projeto começou há 12 anos em cidades da região e é realizado há 9 anos em Pederneiras.
O público-alvo deste projeto foram os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas do interior paulista, região que possui forte economia agrícola. Em Pederneiras, o projeto trabalhou com aproximadamente 500 alunos das escolas de ensino fundamental.
O projeto priorizou o estudo da cartilha “Meu herói, o agricultor”. As crianças tiveram acesso a diversos conteúdos e reflexões sobre o meio ambiente e sustentabilidade e, com o resultado das ações de reflexão e da leitura realizadas em sala de aula, foi proposto um concurso de redação e desenho que elegeu os melhores textos e desenhos sobre boas práticas agrícolas e o trabalho do agricultor. As escolas trabalharam o tema e prepararam os alunos com assuntos pertinentes para ampliar o repertório de conteúdos para as produções ficarem ainda mais coerentes e consistentes.
Confira os ganhadores:
Prof. Zilda Mascaro: 1º- lugar- Miguel Felipe Corrêa
Maria Helena P. Bertolini: 2º lugar - Sabrina Lopes Tortora
Ana Ruiz Fernandes Furlani: Jenny Comtti Cândido
Prof. Nivaldo Dias de Souza: Maressa Mendes da Costa
Prof. Christina Cecilia L. F. P.: Yasmim Maciel Vieira
Faustina Maria Rejane Mozzela: José Vitor Pimenta de Andrade
Monsenhor Celso: Kemilly Vitoria Soares dos Santos
João Antônio Carminato: João Pedro Pellacani
Eliazar Braga: Gabriela Barbosa
Prof. Antônio Simões: Rafaela Amorim Cavalcante de Araujo