A Prefeitura de Pederneiras iniciou esta semana a limpeza de um trecho de quase 2 quilômetros que compreende parte do Ribeirão Pederneiras, entre as imediações do antigo Matadouro Municipal até a Rua Riachuelo, e o Córrego do Monjolo, entre a rua 9 de Julho até o encontro com o Ribeirão Pederneiras, na antiga cerâmica. A previsão é de que sejam retirados dos dois locais cerca de 1.200 toneladas de entulhos, vegetação e outros sedimentos acumulados nas laterais e no leito.
O objetivo da ação, segundo o Coordenador da Defesa Civil, Silvio Bueno, que está acompanhando os trabalhos, é aumentar a capacidade de escoamento dos córregos. “Estamos fazendo essa limpeza para minimizar os riscos de inundações em algumas áreas do município. A limpeza vai aumentar a capacidade de escoamento das águas das chuvas, evitando transbordamento e prejuízo à população”, explica.
Para a realização do trabalho de limpeza, a Prefeitura contratou uma escavadeira hidráulica e tem apoio de outros maquinários da frota municipal como tratores, pá carregadeira e caminhões.
A limpeza do Ribeirão Pederneiras e do Córrego do Monjolo é um complemento das obras que estão sendo feitas pela Prefeitura para reduzir o impacto das chuvas e evitar inundações na região central da cidade. No Córrego do Monjolo, por exemplo, a atual administração investiu R$ 800 mil para alargar e aprofundar o leito, além de um trabalho de revitalização e construção de duas praças sustentáveis no local. Também estão sendo construídas duas novas bacias de contenção de água, para conter força e diminuir a vazão em dias de chuva forte.