26 JUL 2019
Polícia Militar apresenta O Sistema Órion e pretende agilizar o trabalho social conjunto com a Prefeitura

O prefeito Vicente Minguili recebeu no Salão Nobre do Paço Municipal, em Pederneiras, alguns oficiais da Polícia Militar que apresentaram o Sistema Órion, que trata-se de um software desenvolvido pelo 18º BPM/I que tem trazido celeridade no trabalho policial e melhoria na vida dos cidadãos em várias cidades do interior.

O Sistema foi desenvolvido por oficiais do próprio 18º BPM/I e busca integrar serviços sociais, de saúde, entre outros, na maioria ofertados pela Prefeitura Municipal, com os trabalhos da Polícia Militar. Essa integração é feita através de uma plataforma criada para múltiplo gerenciamento e controle de ações conjuntas pela Polícia Militar e entidades co-gestoras.

O sistema contempla, entre outros módulos, o boletim social, que atende a demandas que tem caráter social, como o atendimento a pessoas em situações de vulnerabilidade. Ou seja, durante a ocorrência policial, se os policiais identificarem alguma demanda social, como por exemplo, abandono de crianças ou idosos ou uma situação de dependência química, o boletim é compartilhado via plataforma digital Órion com as redes de proteção social, para que elas tenham um acesso mais rápido e possam intervir na situação com mais celeridade. Inicialmente, farão parte da co-gestão do Órion em Pederneiras as secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento e Assistência Social e seus setores.

Segundo o Major Fábio, que ministrou a apresentação do sistema em Pederneiras, o serviço traz mais eficiência no atendimento das demandas policiais, oferecendo um retorno social maior à sociedade e permitindo que as equipes da polícia reforcem mais as ações de prevenção no município.

O sistema foi aprovado de imediato pelo prefeito de Pederneiras Vicente Minguili e deve ser implantado já nas próximas semanas em Pederneiras. Além do Major PM Fábio e do prefeito, estiveram presentes o 1º Ten PM Pietro e o Comandante da PM de Pederneiras Capitão PM Gustavo, além de secretários municipais e representantes da Câmara Municipal.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024