26 JUL 2019
Mais um passo para a implantação da Unidade de Cuidados Intensivos de Pederneiras

O prefeito Vicente Minguili e o vice-prefeito Márcio Urrea reuniram-se na manhã de hoje, 26, na Câmara Municipal, para pedir aos vereadores agilidade na votação do projeto de lei do Executivo que transfere os recursos da Prefeitura Municipal para a Santa Casa, para que o processo de implantação da UCI – Unidade de Cuidados Intensivos possa ser iniciado na prática.

“Conquistamos R$ 1 milhão do governo Federal, por meio do deputado Baleia Rossi, para a implantação da UCI, mas esse dinheiro vem para a conta da Prefeitura. Para transferir para o hospital, precisamos que um projeto de lei do Executivo seja aprovado pela Câmara de Vereadores, assim como também precisamos dessa aprovação para a transferência do duodécimo”, explicou o prefeito Vicente Minguili.

ENTENDA

Nesta primeira fase da implantação da UCI, que inclui a finalização dos projetos e a abertura de licitações para as obras de reforma e aquisição de alguns equipamentos, os recursos utilizados compreendem parte do governo Federal, R$ 200 mil, e a primeira parte do duodécimo devolvido antecipadamente pela Câmara Municipal à Prefeitura, no valor de R$ 250 mil.

O duodécimo é um recurso que a Prefeitura repassa à Câmara anualmente, previsto em lei. É com este recurso que o poder Legislativo funciona e, naturalmente, a Câmara pode fazer a devolução dos recursos ao Executivo caso não sejam utilizados no decorrer do exercício financeiro.

Os vereadores que participaram da reunião entenderam a importância e a necessidade de urgência da aprovação do projeto e prometeram atender a solicitação do Executivo, colocando a matéria em pauta já na próxima sessão, que ocorrerá segunda-feira, dia 29.

UCI

A instalação da UCI em Pederneiras vai qualificar o atendimento ao paciente mais grave, que precisa de equipamentos de suporte vital. Serão 6 novos leitos, sendo 4 para pacientes adultos e 2 dedicados aos pacientes infantis, atendendo exclusivamente pacientes de Pederneiras. “É por isso que estamos chamando de UCI e não de UTI, pois para ser UTI, precisaria de 10 leitos, mas atenderíamos pacientes de toda a região. Com os 6 leitos, vamos atender somente Pederneiras e com os mesmos recursos tecnológicos, especificidades médicas e técnicas”, explica o prefeito Vicente Minguili.

“Só para dar uma dimensão, Bauru, que atende 38 municípios da região e quase 1 milhão de habitantes, tem 32 leitos de UTI”, completa o secretário municipal de Saúde de Pederneiras, Dr. Pedro Luiz Pereira. Ele também explica que “é importante dizer que, na eventualidade de patologias mais complexas como, por exemplo, pacientes que precisem de transplantes, os pacientes de Pederneiras continuarão sendo encaminhados para UTIs especializadas em Bauru. A grande vantagem é você ter aqui no município uma porta de entrada qualificada desse tipo para diminuir o sofrimento de quem está com risco de morte imediato”.