Uma nova frente fria chegou na noite de ontem, segunda-feira, 15, derrubando a temperatura e trazendo chuva para Pederneiras. Segundo as previsões da Defesa Civil do Estado de SP, a frente fria chegou no estado e continua derrubando as temperaturas até o final de semana.
Por este motivo, a Prefeitura Municipal de Pederneiras, mais uma vez, abriu as portas do Ginásio Municipal de Esportes para abrigar os moradores de rua. Esta iniciativa já havia sido feita no início do mês quando as temperaturas mínimas bateram recordes na cidade. A Ação é uma parceria da Prefeitura, Fundo Social de Solidariedade, Defesa Civil e colaboradores da sociedade civil.
No Ginásio, eles dormem em local confortável e quente e recebem alimentação balanceada. Ontem, sete moradores de rua (seis homens e uma mulher) foram atendidos. Eles puderam tomar banho e receberam uma deliciosa refeição preparada pelas integrantes da Casa da Amizade do Rotary Club de Pederneiras. Eles ainda foram atendidos pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que colheu exames de sangue e urina e fez uma busca ativa nos moradores de rua para casos de tuberculose.
Hoje, terça-feira, 16, a ação continua em Pederneiras. O Ginásio Municipal de Esportes abre às 18h para receber os moradores de rua que queiram se abrigar do frio. A Defesa Civil e o Fundo Social percorrerão o município de micro-ônibus fazendo uma busca ativa e convidando os moradores de rua para abrigarem-se no Ginásio de Esportes.
“Nossos colaboradores, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, Fundo de Solidariedade e Defesa Civil, estão fazendo um plantão de abordagem social, atuando em caráter emergencial, com objetivo de evitar que esses moradores durmam desprotegidos. E, com o apoio de colaboradores da sociedade civil, essa ação tem dado certo e salvado vidas”, destaca o prefeito Vicente Minguili.
Hoje novamente, os moradores de rua poderão tomar banho, dormir confortavelmente e se alimentar no Ginásio de Esportes. Quem preparará as refeições nesta noite é o grupo de amigos voluntários Filhos do Mesmo Deus, liderados pelo casal José Carlos e Maria Isabel Escola. O cardápio já está montado, será arroz, feijão, estrogonofe de carne e salada. Amanhã, quarta-feira, 17, quem cuidará das refeições será o grupo de voluntários do Centro Espírita Amor e Caridade.
"Agradecemos a todos os envolvidos nesta ação de solidariedade. Este trabalho vai continuar enquanto for necessário e continuamos contando com todos para ajudar o próximo", conclui o prefeito.