27 MAI 2019
Recorde de público e de solidariedade: veja como foram os seis dias de Feira das Nações em Pederneiras

Evento, que comemorou os 128 anos de Pederneiras, terminou ontem, 26, com público de 150 mil pessoas

A Feira das Nações 2019 foi um grande sucesso. Finalizada mais uma edição da festa que comemora os 128 anos de Pederneiras, o balanço do evento não poderia ser melhor.

Recorde de público

Um dos pontos positivos da Feira das Nações 2019 foi o recorde de público. Nos seis dias de festa, segundo dados da organização, cerca de 150 mil pessoas passaram pelo Recinto José Augusto de Carvalho Neto. “Isso é gratificante. Sinal de que o público prestigiou e aprovou a festa que nós idealizamos e trabalhamos para fazer com muito carinho e transparência”, destaca o prefeito Vicente Minguili.

Shows

Um dos shows mais esperados, sem dúvida, foi o do primeiro dia do evento, 21, do sertanejo mais amado do Brasil, Luan Santana. Carismático, o artista entreteu o público, cantou músicas famosas da sua carreira, além de algumas inéditas do novo álbum que será lançado em breve em todo o Brasil. O músico também falou do carinho que tem pela cidade e pelas pessoas de Pederneiras.

Não menos carismático, o cantor Péricles fez, na linguagem popular, um “showzaço” na sexta-feira, 24. O artista interpretou muitos sucessos do samba e pagode dos seus 30 anos de carreira como cantor e compositor, a maior parte como vocalista do Exaltasamba.

No sábado, 25, a dupla Bruno e Barreto levou quase 30 mil pessoas ao recinto com o seu sertanejo universitário de primeira. Animou o público até de madrugada com músicas alegres e descontraídas.

A festa ainda teve os shows do cantor gospel Régis Danese, na quarta-feira, 22, e da Galinha Pintadinha, no domingo, 26, levando muitas crianças e suas famílias ao recinto da Feira.

A Banda de rock Move Over encerrou a festa, com grande público presente, na noite do domingo, fechando o evento com chave de ouro.

Solidariedade

E quando o assunto é solidariedade, o novo modelo de gestão da Feira das Nações é incomparável. Desde 2017, com o início da atual administração municipal e o novo modelo da Feira das Nações, as entidades passaram a ter ganhos maiores. “Nossa intenção sempre foi fazer uma festa com menos recursos públicos, uma festa transparente para que todos saibam de onde vem e para onde vão os recursos investidos e, principalmente, uma festa para resgatar a tradição social, que sempre foi uma festa em prol das entidades”, explica o prefeito.

E a nova fórmula deu certo. Esse ano, por exemplo, além dos ganhos que as entidades têm normalmente com as vendas de comes e bebes nas barracas típicas durante o evento, todas as entidades receberam um recurso antecipado (as três maiores entidades - Santa Casa, Apae e Assistência Vicentina - receberam R$ 50 mil cada uma e as 7 entidades de menor porte - Casa da Criança, Pequena Obra, Legião Mirim, Casa de Maria, Krack de Futebol, Casa Abrigo e Rede de Combate ao Câncer -, R$ 3 mil cada). Outra novidade foi a rifa de um carro 0Km, doado pelo Ita Center Park para que as entidades pudessem rifar e aumentar seu ganhos durante o evento. Cada entidade recebeu uma quantidade de números de rifas para vender ao preço simbólico de R$ 2,00. Cerca de 85 mil números foram vendidos, totalizando R$ 170 mil. Tudo revertido para as entidades. O sorteio do carro foi ontem, 26, no palco da Feira das Nações, e o ganhador foi o operador de máquinas Leandro Portes, morador do bairro Nossa Senhora Aparecida, em Pederneiras. “Eu comprei 12 números da Apae porque tenho um tio que é assistido pela entidade. Comprei para ajudar mesmo e nem esperava ganhar. Deus é muito maravilhoso, nem tenho palavras para agradecer”, afirmou o ganhador.

“Tudo é feito em prol das entidades e para a população de Pederneiras. O Parque de Diversões esse ano estava melhor, com mais brinquedos e conseguimos manter o preço dos anos anteriores. Os shows estavam ótimos, todo mundo gostou. As entidades venderam tudo o tinham programado, todos estão muito contentes. Isso é o mais importante, realizar a Feira das Nações e, no final, perceber que o evento foi um sucesso para todos”, finaliza o prefeito Vicente.

27/05/2019
Feira das Nações Selecionadas Gi 2019