25 JAN 2019
Projeto Mãos na Horta colhe vegetais e os destina para entidade social em Pederneiras

Projeto ensina educação ambiental para dezenas de alunos através da implantação de horta na Secretaria de Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente concluiu o terceiro ciclo do Projeto “Mãos na Horta: Sensibilizando e Plantando” colhendo cerca de 13 quilos de berinjela cultivada por alunos de várias escolas municipais na horta e na estufa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Projeto começou em 2017 com o objetivo de ensinar educação ambiental para os alunos das escolas municipais através do plantio e cultivo de hortaliças.

Vale lembrar que todos os produtos colhidos durante o projeto são doados para entidades sociais da cidade. No caso das berinjelas, a doação foi para a Comunidade Casa de Maria, que presta serviços de acolhimento institucional para adultos e famílias e serve como casa de passagem para pessoas que fazem parte do programa de proteção social especial de alta complexidade.

O projeto é desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação e Desenvolvimento Agropecuário da Prefeitura de Pederneiras. Segunda a Secretária Municipal de Meio Ambiente, a bióloga Paula China, o objetivo é estimular a ideia de preservação ambiental entre os alunos.

“Queremos ampliar e fortalecer o convívio comunitário e expandir o conhecimento e a preservação ambiental entre alunos, agricultores e colaboradores através da educação ambiental como importante aliada para o aluno compreender os problemas ambientais e a forma como eles podem nos afetar”, explica.

Ela diz ainda que o Projeto Mãos na Horta é uma oportunidade para as crianças entenderem que a relação entre pessoas e natureza têm que ser equilibrada sempre. “A sociedade é dependente da natureza, por isso, precisa estabelecer com ela uma relação de equilíbrio para que seja feito o uso dos recursos naturais sem prejuízos para o meio ambiente. A horta é um espaço propício para todos os envolvidos, especialmente para os alunos compreenderem o processo, associando-o ao seu cotidiano e vivenciando eles no dia a dia”, finaliza.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024