Objetivo da Rede Simples é simplificar e desburocratizar a abertura de empresas no município
Nos últimos dois dias, respectivamente, 23 e 24, consultores do SEBRAE de Bauru ministraram uma oficina de capacitação na Prefeitura de Pederneiras com o tema “Rede Simples: Licenciamento Empresarial”. Foi a terceira de três oficinas de capacitação oferecidas pelo SEBRAE e direcionadas às Secretarias de Finanças, Desenvolvimento Urbano e Vigilância Sanitária, todos envolvidos no processo de licenciamento empresarial.
O objetivo, segundo o secretário municipal de Finanças, Sidnei Colacite, é facilitar todo o processo de abertura e fechamento de empresa no âmbito municipal. “Hoje, há um processo moroso no licenciamento empresarial que envolve muitos documentos físicos que precisam circular de uma secretaria para a outra. Nós implantaremos a Rede Simples e tornaremos esse processo mais rápido, pois integraremos as secretarias envolvidas no processo de abertura de empresas e desburocratizaremos o processo”, explica.
A intenção da Prefeitura de Pederneiras é concluir a implantação do Rede Simples ainda no mês de novembro, facilitando, com isso, a abertura de empresas, pois o novo sistema integrará as esferas municipais envolvidas no processo com as esferas estaduais e federais, tornando a troca de informações e confirmação de dados mais rápidas.
“Temos uma preocupação muito grande com essa questão de abertura de empresa no município. Cobro muito meus secretários para que a vida do empresário seja facilitada dentro do que a lei permite. É por isso que estamos investindo em recursos e capacitação para facilitar a vida de quem quer investir e abrir um novo negócio. A burocracia não pode e não vai ser um obstáculo para o empresário na nossa cidade”, afirmou o prefeito Vicente Minguili.