23 MAR 2018
Alunos da Rede Municipal de Educação desenvolvem habilidades emocionais e sociais em sala de aula

Por meio do Projeto Zippy, iniciado em 2017, estudantes de Pederneiras continuam tendo estímulos de aprendizado em sala de aula

Dado ao excelente resultado do Programa Amigos do Zippy em 2017, e para continuar estimulando os estudantes a explorarem maneiras de lidar com situações como amizade, comunicação, solidão, ameaças, bullying, mudanças, perdas, entre outras, as escolas da Rede Municipal de Ensino de Pederneiras continuarão com o “Amigos do Zippy”.

O programa foi implementado em todas as classes de 2º ano do Ensino Fundamental das 10 escolas da rede municipal no ano de 2017, e continuará beneficiando 567 alunos neste ano. Para tanto, 38 educadores serão capacitados, sendo os 25 professores das respectivas classes, 10 tutores representantes de cada escola e mais 3 representantes da Secretaria Municipal de Educação.

O “Amigos do Zippy” está sendo desenvolvido por meio de parceria entre Prefeitura Municipal, Secretaria da Educação, ASEC – Associação pela Saúde Emocional de Crianças e AB Brasil, que renovou a parceria e continuará apoiando financeiramente o projeto.

Ao todo, o programa compreende uma série de seis histórias. O Zippy é um inseto – um bicho-pau – e seus amigos, um grupo de crianças. As histórias mostram esses personagens enfrentando problemas que são familiares às crianças: amizade, comunicação, solidão, bullying, mudanças, perdas e outras dificuldades. As aulas dão a oportunidade aos alunos de refletirem e criarem estratégias para os problemas apresentados, sendo complementadas por jogos lúdicos que possibilitam experimentar suas sugestões à medida que suas habilidades emocionais e sociais são desenvolvidas. O objetivo é promover o bem-estar e encorajar o aluno a explorar várias opções de solução e a pensar por si mesmo, propiciando maior autonomia e protagonismo.

As escolas participantes do Programa vão promover 25 aulas, uma por semana, com duração de uma hora, até o final do ano.

O Programa “Amigos do Zippy” já beneficiou mais de 277 mil alunos de 45 cidades brasileiras, revelando excelentes resultados para os alunos, professores e para transformação do clima emocional da sala de aula. As novas habilidades aprendidas e o ambiente cooperativo que o professor constrói impactam também o desenvolvimento cognitivo dos alunos, respondendo por melhor aproveitamento acadêmico.

O papel do professor é fundamental para o êxito do programa. Ele atua como facilitador do desenvolvimento emocional das crianças e, por isso, é especialmente capacitado num processo de encontros de formação inicial e continuada coordenado pela ASEC. A formação dos professores teve início no dia 27 de fevereiro na Secretaria Municipal de Educação de Pederneiras e as aulas do programa com os alunos iniciaram em março.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024