07 NOV 2016
Secretaria de saúde de Pederneiras comemora e informa sobre o dia mundial do combate ao AVC

No dia 29 de outubro foi comemorado no mundo todo o Dia Mundial de Combate ao AVC (World Stroke Day). Nesta data são organizados eventos em todo o mundo voltados para a educação da população sobre o Acidente Vascular Cerebral ou AVC. O Dia Mundial de Combate ao AVC é uma oportunidade para discussão sobre a doença que até recentemente era considerada a primeira causa de morte no Brasil (atualmente ocupa a terceira posição), mas que ainda é a principal causa de incapacidade permanente entre nossa população.

A campanha de 2016 especificamente ressalta o fato que vidas podem ser melhoradas por meio do conhecimento, acesso e ação.

Pederneiras já se encontra engajada na luta contra o AVC desde maio de 2014 com a Rede Especial de Assistência e Tratamento ao AVC – o Programa REATA realizado e mantido pela Secretária de Saúde da Prefeitura de Pederneiras. O programa, que nasceu da necessidade de atenção aos pacientes com AVC no município, já avaliou 134 pacientes colaborando para prevenção de novos eventos, acelerando a recuperação e melhorando a qualidade de vida de suas vítimas.

Programa REATA

O objetivo do programa REATA é facilitar o acesso dos pacientes com AVC. O programa funciona identificando os possíveis novos casos, encaminhando-os para avaliação neurológica precoce e, caso o diagnóstico se confirme, inicia-se o atendimento e o acompanhamento clínico por 6 meses.

Assim, o projeto coloca a disposição da população pederneirense a avaliação e acompanhamento do paciente por uma equipe multidisciplinar integrada por neurologista, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista e assistente social, além de acesso a exames complementares e auxílio social.

Uma das maiores preocupações do programa é promoção da independência do paciente, conscientizando que reabilitar não é necessariamente ficar livre de sequelas, mas sim reduzir a intensidade dessas incapacidades e compreender que é possível uma vida independente apesar de limitações sequelares eventuais.

Sintomas e Diagnóstico

O AVC na maioria dos casos não causa dor. O diagnóstico pode ser suspeitado na presença de início súbito de alguma alteração neurológica como boca torta, perda de força ou anestesia em metade do corpo ou ainda dificuldade para entender ou falar. Nestes casos o mais indicado é solicitar ajuda pelo SAMU-192.

Saiba mais em www.worldstrokecampaign.org

Informações (14) 3284-1351 – Postão