Prefeitura e SENAI realizam formatura de 156 novos profissionais no Teatro Municipal de Pederneiras
Solenidade marcou a entrega de certificados para alunos de três centros de formação; investimentos contínuos da administração municipal na ampliação do SENAI garantem ensino tecnológico de ponta.
Na noite da última segunda-feira, 22 de junho de 2026, o Teatro Municipal “Flávio Razuk”, de Pederneiras, foi palco de uma celebração histórica para a qualificação profissional da cidade. Em uma cerimônia marcada pela emoção de familiares, professores e diretores da instituição, 156 formandos receberam seus certificados do SENAI, consolidando a inserção de mão de obra altamente qualificada no mercado de trabalho regional.
Os novos profissionais concluíram cursos estratégicos para as demandas industriais e comerciais, formando especialistas nas áreas de Assistente Técnico de Vendas, Eletricista Industrial, Mecânico de Máquinas Agrícolas e Veículos Pesados, Mecânico de Usinagem, Operador de Processos Logísticos, Produtor de Móveis e Soldador. Os formandos pertencem à três polos: Centro de Formação “Ayrton Franceschi” (administrado em parceria com a Prefeitura de Pederneiras), Edward Sávio (Jaú), Euclides Dias dos Santos (Dois Córregos) e a unidade remota da Raizen S.A. (Barra Bonita).
Histórico de Investimento e Expansão
A semente desse projeto foi plantada em 2007, durante o primeiro mandato da prefeita Ivana, quando a administração municipal uniu esforços para trazer a excelência do SENAI para o município, evitando que os jovens precisassem pegar a estrada em busca de especialização.
Desde então, os investimentos não pararam. No ano passado, a prefeitura realizou uma expressiva ampliação da unidade com a inauguração do Núcleo Tecnológico de Usinagem e Logística "Márcia Aparecida Pompício Maturana". O novo espaço foi equipado com laboratórios de última geração e novas salas de aula, oferecendo aos estudantes toda a tecnologia exigida pelas indústrias modernas.
"O certificado do SENAI tem peso! O SENAI é, sem dúvida, uma das instituições mais respeitadas de todo o Brasil. Onde vocês chegarem com esse certificado, as portas do mercado de trabalho vão se abrir. A prefeitura faz a parte dela investindo na estrutura, os professores entregam o conhecimento, mas o suor e a dedicação para chegar até aqui são todos de vocês! Parabéns pela formatura!", comemorou a Prefeita Ivana.
A noite se encerrou com o tradicional momento de comemoração entre os estudantes e seus familiares, dando início a uma nova jornada profissional para os 156 novos técnicos de Pederneiras.