“Herdamos uma situação lamentável, um descaso com o dinheiro público”, lamenta o prefeito Vicente Minguili
De acordo com levantamento feito pela Prefeitura Municipal neste primeiro mês de governo, por meio da Secretaria de Logística, o valor necessário para reparar toda a frota do município que encontra-se sucateada chega a R$ 1,5 milhão.
São cerca de 300 veículos, entre máquinas, tratores, caminhões, peruas e automóveis que estão no pátio do almoxarifado sem nenhuma serventia, já que precisam de muitos reparos para voltarem a rodar. “Além desses que estão no pátio, temos outros que estão na oficina há muito tempo. Temos um rolo compactador, por exemplo, parado na oficina há cinco anos”, conta o secretário municipal de Logística, Val Grana.
Ainda segundo o secretário, para se ter uma ideia do descaso, há veículos com mais de 25 mil quilômetros rodados e tratores com mais de cinco anos de uso que nunca tiveram o óleo trocado. “Há máquinas que estouraram o diferencial por falta de óleo”, explica Val Grana e completa: “verificamos que não havia manutenção e, quando o veículo quebrava, ficava encostado”.
Descaso – Para o prefeito Vicente Minguili, o fato revela um descaso com o dinheiro público. “Herdamos uma situação lamentável. Tudo isso foi comprado com o dinheiro do povo e é um patrimônio que deve ser zelado. É revoltante que o descaso nos anos anteriores resulte agora nesse rombo de R$ 1,5 milhão nos cofres da prefeitura, já que é isso o que teremos que gastar para os reparos necessários em 90% da nossa frota”, ressalta o prefeito.
Providências – De acordo com Vicente, a prefeitura não dispõe desse valor imediatamente, uma vez que não esperava encontrar esta situação. Mas já começou a tomar as providências possíveis para resolver o problema. “Já abrimos uma licitação, por exemplo, no valor de cerca de R$ 300 mil para compra de pneus, que encontram-se numa situação deplorável”, explica.
Outra medida tomada foi em relação aos veículos escolares, onde foi priorizada a revisão preventiva em todos os veículos da frota de transporte escolar. Também foi realizado um levantamento da situação dos lubrificantes e filtros dos veículos, fazendo a correção dos que estão vencidos; foi adquirido um marcador de pneus, para controle interno; foi adquirido um kit para montagem de comboio de abastecimento externo, tendo em vista a regularização e controle do combustível; além de um levantamento dos veículos inservíveis, para realização de leilão público.