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17 DEZ 2025
Projeto pedagógico valoriza a cultura africana e fortalece a alfabetização no 1º ano da rede municipal
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Projeto pedagógico valoriza a cultura africana e fortalece a alfabetização no 1º ano da rede municipal

Iniciativa transforma a sala de aula em espaço de aprendizagem criativa e valorização da diversidade cultural em Pederneiras

 

 A EMEIF Prof. Antônio Simões desenvolveu, ao longo do primeiro semestre de 2025, o projeto pedagógico “Entre Língua e Cultura Africana: o uso do método criativo no 1º ano do Ensino Fundamental”, idealizado e aplicado pela professora Taila Paulina Pereira, da rede municipal de ensino de Pederneiras.

 A iniciativa teve como objetivo promover o reconhecimento e a valorização da história e da cultura africana e afro-brasileira, aliando práticas de alfabetização, oralidade, musicalidade e expressão corporal. O trabalho está em consonância com a Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas instituições de ensino.

 O projeto teve início a partir da leitura da obra infantil “Olelê”, de Fábio Simões, que apresenta a origem de uma cantiga africana da região do Congo. A narrativa possibilitou ampliar o repertório cultural das crianças, além de contribuir para o desenvolvimento da leitura literária, da socialização e do respeito à diversidade étnico-racial.

Desenvolvido sob a perspectiva do Método Criativo, o trabalho envolveu atividades lúdicas e investigativas, como rodas de leitura e escuta, exploração dos ritmos e sons da cantiga, pesquisas com recursos visuais, contato com objetos da cultura africana, confecção de colares e pulseiras e criação de coreografias simples. As ações priorizaram a valorização da oralidade, do corpo e da participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Como culminância do projeto, os estudantes realizaram uma apresentação musical para as turmas do Jardim I e II, 2º e 3º anos, além da comunidade escolar. As crianças utilizaram adereços confeccionados por elas mesmas, e as alunas apresentaram penteados africanos elaborados com o apoio das famílias, fortalecendo o vínculo entre escola e comunidade.

“Esse trabalho demonstra como a escola pode ser um espaço de transformação desde os anos iniciais. Valorizar a cultura africana, promover o respeito à diversidade e desenvolver a aprendizagem de forma criativa são ações que fortalecem a formação integral dos nossos alunos, a iniciativa reforça o compromisso da rede com uma educação humanizada, inclusiva e transformadora” destacou o Secretário Municipal de Educação, Daniel Camargo.

  

A Secretaria Municipal de Educação reafirma seu apoio a práticas pedagógicas que promovam a equidade, o respeito às diferenças e a construção de uma escola cada vez mais plural, acolhedora e comprometida com a formação cidadã dos estudantes.

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