Anteontem, 15, pela manhã, no Salão Nobre da Prefeitura de Pederneiras, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcio Urrea, recebeu dezenas de empresários rurais do setor canavieiro franqueados à Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê – ASCANA.
A reunião serviu para estabelecer uma importante parceria entre o poder público e o setor privado no sentido de dinamizar o atendimento das demandas nas áreas rurais, sobretudo no que tange à recuperação dos acessos na zona rural de Pederneiras.
“Nós firmamos uma parceria muito importante para o município com o pessoal da ASCANA. Trabalharemos juntos, a Prefeitura e os empresários, para agilizar a recuperação de estradas e pontes visando não prejudicar o escoamento da produção rural”, explica vice-prefeito.
Segundo o acordo, os canavieiros e a Prefeitura trabalharão em conjunto. Quando necessário, os empresários rurais fornecerão mão de obra e maquinários para auxiliar a Prefeitura em reparos e na manutenção de acessos na área rural. “Temos centenas de quilômetros de estradas rurais para recuperar e manter, pontes, acessos, enfim, é um trabalho árduo e que demanda tempo e muitos recursos. É de interesse da prefeitura e dos empresários que as estradas estejam em boas condições para que a produção rural não trave e não prejudique a economia municipal. Por isso, essa parceria é fundamental para o município”, diz Urrea.
Outro detalhe importante é que, com a parceria, o município pretende economizar também na manutenção dos veículos. “Todos os dias, nossas máquinas e veículos de transporte escolar percorrem centenas de quilômetros pelas estradas de terra do município. Mantendo as estradas em bom estado, diminuímos o risco de quebra dos veículos, economizando dinheiro público”, finaliza o vice-prefeito.
Segundo levantamento feito pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Pederneiras tem 540 quilômetros de estradas e centenas de pontes de concreto ou madeira na área rural. Destas pontes, 13 precisam de reparo imediato. A previsão é que na próxima segunda-feira, 20, a Prefeitura já possa contar com o apoio da mão de obra e maquinários dos canavieiros para intensificar a recuperação das pontes e estradas rurais.