Futuros pedagogos da FGP conhecem recursos de inclusão no Núcleo de Apoio Pedagógico de Pederneiras
Visita técnica ao Núcleo de Apoio Pedagógico proporciona experiência sobre recursos de acessibilidade e inclusão educacional
Nesta última segunda-feira (03), os alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Gestão e Negócios de Pederneiras (FGP), sob a orientação da professora Adriana Chaves, participaram de uma visita técnica ao Núcleo de Apoio Pedagógico, com o objetivo de conhecer de perto as tecnologias assistivas utilizadas no atendimento a estudantes com deficiência.
Durante a atividade, os futuros pedagogos puderam explorar diferentes recursos e equipamentos acessíveis, como mesas interativas, mouse óptico, lupa eletrônica, mouse trackball, jogos pedagógicos, softwares educativos e metodologias adaptadas, que favorecem a inclusão e a autonomia dos alunos no ambiente escolar.
A visita foi orientada pela supervisora Aline Pedrozo Pereira e pela coordenadora Simone Scaccabarozzi, com o apoio das professoras do Núcleo, que apresentaram os espaços e compartilharam práticas pedagógicas voltadas à educação inclusiva. Os estudantes puderam compreender como o uso de tecnologias assistivas contribui para a efetivação do direito à aprendizagem e à participação plena de todos os alunos.
“É fundamental que nossos alunos compreendam o papel das tecnologias assistivas como instrumentos de inclusão. Essa vivência amplia o olhar pedagógico e reforça o compromisso com uma educação para todos, fortalecendo a formação dos futuros educadores.”, destacou a professora Adriana Chaves.
A iniciativa reforça o compromisso da FGP com uma formação docente humanizada e inclusiva, que valoriza o conhecimento prático e o preparo para lidar com a diversidade nas salas de aula.
.jpeg)