AUTOR
Ficou famoso após postar vídeos na internet para resgatar a tradicional literatura de cordel. Foi desta forma que seus vídeos com declamações já ultrapassaram 250 milhões de visualizações, tendo como marcas registradas o sotaque e o inseparável chapéu. Ele também é o criador do projeto ‘Nação Nordestina’, que divulga a cultura do Nordeste na internet e que tem mais de um milhão de fãs/seguidores, o que o consagrou como ativista.[2] Por tudo isso, Bráulio ganhou a alcunha de embaixador do Nordeste.
Seus videos na internet fizeram tanto sucesso que ele ganhou um quadro semanal no programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, no qual ele apresenta a Cultura Nordestina sob um olhar poético.
Bráulio foi o primeiro cearense a palestrar na sede do Facebook. Suas palestras já foram assistidas por mais de 100 mil pessoas.
Em 2014, ele foi escolhido pela FIFA para entregar o prêmio de Melhor Jogador da Partida, no jogo da Copa do Mundo, Alemanha x Gana, que aconteceu no dia 21/06 na Arena Castelão, em Fortaleza.
Em abril de 2017, com inspiração na poesia de Patativa do Assaré, Bráulio lançou o livro "Poesia com Rapadura"
Em setembro de 2017, ele foi o principal palestrante da terceira edição do E-Day, que é uma das principais feiras acadêmicas promovidas por uma instituição privada no Brasil
Em julho de 2018, lançou o livro "Poesia que Transforma". O livro permaneceu por 18 semanas consecutivas na lista de mais vendidos do Brasil.
SINOPSE
Gosto de comparar a poesia a um abraço, que consegue fazer um carinho na alma sem nem saber qual é a dor que você está sentindo. A poesia se adapta à sua dor. É um abraço cego e despretensioso, como quem diz: "Venha! Tá doendo? Pois deixe eu dar um arrocho que vai lhe fazer bem." – Bráulio Bessa
Esse livro é uma homenagem à poesia e a tudo o que ela é capaz de proporcionar. Com mais de 30 de seus emocionantes poemas, alguns deles inéditos, Bráulio Bessa nos conta um pouco das histórias do menino de Alto Santo, no interior do Ceará, que se tornou poeta e ativista cultural.
Desde o primeiro encontro com a obra de Patativa do Assaré, aos 14 anos, até a fama na televisão, ele mostra como a poesia transformou sua vida.
Com ilustrações do artista baiano Elano Passos, o livro traz ainda depoimentos de fãs de todos os cantos do Brasil, revelando como as palavras de Bráulio são capazes de inspirar pequenas e grandes mudanças.
Disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal Paula Rached!
Endereço: Avenida Tiradentes, L-329, Centro
Horário: Segunda a sexta, das 7h às 17h | Sábado, das 9h às 15h