Grupo de estudos conclui construção do Currículo Municipal de Computação
Trabalho colaborativo une professores e gestores em um marco para a educação digital de Pederneiras
Ontem (14), foi realizado o último encontro do grupo de estudos responsável pela construção do Currículo Municipal de Computação, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que envolveu professores, gestores e equipe de supervisão em um processo colaborativo e participativo.
Durante os encontros, os educadores estudaram as diretrizes da BNCC Computação e discutiram estratégias para integrar o uso das tecnologias com atividades plugadas e desplugadas no cotidiano escolar, valorizando as vivências, experiências e práticas já desenvolvidas nas unidades municipais de ensino.
O resultado desse trabalho é um currículo que reflete a realidade das escolas do município, promovendo o uso consciente, criativo e crítico das tecnologias desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.
“A elaboração do Currículo de Computação representa um marco importante para a educação municipal. O trabalho colaborativo entre professores, gestores e supervisores garantiu um documento vivo, que traduz o compromisso da nossa rede com a inovação, a formação integral dos alunos e o preparo para os desafios do mundo digital” destaca o Secretário Municipal de Educação Daniel Camargo a importância da construção coletiva.
A partir de 2026, conforme previsto na Lei Federal nº 14.533/2023 e na Resolução CNE/CEB nº 1/2022, o ensino de Computação será implementado como tema interdisciplinar na Educação Infantil e como componente curricular no Ensino Fundamental, dentro das aulas de Informática.
Com esse novo currículo, Pederneiras dá mais um passo na construção de uma educação pública de qualidade, conectada ao futuro e comprometida com o desenvolvimento das competências digitais de alunos e professores.