SEMANA PAULO FREIRE CELEBRA EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E CIDADANIA NA EMEF MONSENHOR CELSO
Na última semana, de quarta a sexta-feira, a EMEF Monsenhor Celso promoveu a Semana Paulo Freire, em homenagem ao Patrono da Educação Brasileira. Reconhecido mundialmente por sua defesa do diálogo, da inclusão e da transformação social por meio do conhecimento, Paulo Freire inspira até hoje práticas pedagógicas que fortalecem a cidadania.
A programação contou com a exposição de trabalhos dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que apresentaram produções criativas e reflexivas, ressaltando a importância da educação ao longo de toda a vida.
Dentre as atividades ocorridas na escola, foi realizada também uma apresentação teatral (contação de histórias) com a temática do folclore brasileiro, proporcionando um momento lúdico e de grande repertório cultural para os alunos presentes.
Além disso, a comunidade escolar participou de palestras sobre alimentação saudável e combate ao desperdício de alimentos, trazendo orientações práticas para o dia a dia, e uma palestra voltada à prevenção de golpes na internet, alertando para os cuidados necessários no uso das redes sociais e serviços digitais.
Para o secretário municipal de Educação, Daniel Camargo, a iniciativa reafirma o papel transformador da escola:
“Momentos como este valorizam a educação de jovens e adultos, reforçam a importância do conhecimento para a cidadania e mantêm vivo o legado de Paulo Freire em nossa rede de ensino.”
A Semana Paulo Freire reforça o compromisso da Prefeitura de Pederneiras e da rede municipal de ensino em oferecer oportunidades de aprendizado contínuo e em formar cidadãos conscientes, preparados para os desafios da sociedade atual.