PEDERNEIRAS PARTICIPA DA XVI CONFERÊNCIA ESTADUAL E FORTALECE O DEBATE SOBRE OS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
Com o objetivo de aprimorar e fortalecer as políticas públicas voltadas à população da terceira idade, a Prefeitura de Pederneiras marcou presença na XVI Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, um dos mais importantes fóruns de debate sobre o tema no estado, aconteceu na cidade de Águas de Lindóia entre os dias 22 e 24 de setembro.
Representando o município, a psicóloga do CRAS Cidade Nova, Eide Tierno Ramos, integrou o grupo de 347 participantes, que incluía conselheiros, delegados municipais, representantes do poder público e da sociedade civil. A conferência, organizada pelo Conselho Estadual do Idoso de São Paulo (CEI/SP), teve como tema central "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgências por Equidade, Direitos e Participação."
Durante os três dias de evento, os debates foram estruturados em cinco eixos temáticos essenciais para a garantia de uma vida mais digna e justa para a população idosa:
1. Financiamento de Políticas Públicas para ampliar e garantir os direitos sociais;
2. Fortalecimento de Políticas de Saúde e acesso ao cuidado integral;
3. Proteção e Enfrentamento contra todas as formas de violência, abandono social e familiar;
4. Participação Social e Protagonismo, valorizando as múltiplas vivências da velhice;
5. Consolidação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política de Estado.
A psicóloga Eide Tierno Ramos destacou a importância da participação de Pederneiras no evento para o avanço das políticas locais. "Representar Pederneiras em uma conferência de tamanha relevância foi uma oportunidade fundamental para trocarmos experiências e nos atualizarmos sobre os desafios e as soluções para a população idosa. Os debates foram profundos, desde a necessidade de mais recursos para a saúde até o combate ao abandono. Trazemos na bagagem novas perspectivas e propostas que serão discutidas em nosso município para aprimorar, ainda mais, o atendimento e o cuidado com os nossos idosos, garantindo que seus direitos e sua dignidade sejam sempre prioridade."
O evento contou com a palestra magna do renomado professor doutor Alexandre Kalache e culminou na votação de propostas estaduais e federais por 296 delegados. Desse total, 120 delegados foram eleitos para compor a delegação paulista na conferência nacional, que ocorrerá em Brasília, entre 16 e 19 de dezembro de 2025.
A participação de Pederneiras na conferência reafirma o compromisso da gestão municipal em construir, de forma ativa e democrática, uma cidade mais inclusiva, justa e que respeita todas as gerações.