SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA PROMOVE PARCERIA E DIÁLOGO PARA ACOLHER E TRANSFORMAR VIDAS
Na última quarta-feira, dia 13, a Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, participou de um importante encontro no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a convite da responsável pela unidade, Caroline Francelim.
O encontro teve como foco principal a integração de esforços para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas que vivem em situação de rua, reforçando o compromisso da administração municipal em promover inclusão social, dignidade e oportunidades de transformação de vidas.
Horta comunitária e inclusão social
Entre as propostas debatidas, destacou-se a criação de uma horta comunitária, espaço pensado para proporcionar contato com a terra, resgate de memórias, ocupação produtiva do tempo e, futuramente, destinação da colheita para geração de renda ou doação a instituições de caridade.
Reunião do CREAS e Agosto Lilás
Na sequência, a equipe da Secretaria participou da reunião quinzenal do CREAS, que nesta edição integrou as ações do Agosto Lilás com o tema “Discriminação Violenta”. A palestra foi ministrada pela Dra. Rosana Amador Ramos, psicóloga organizacional, que destacou a importância da redução do consumo de álcool e drogas como etapa essencial para a mudança de vida e reinserção social. Ela também explicou os diferentes tipos de violência que caracterizam o crime de violência doméstica, ressaltando a aplicação da Lei Maria da Penha.
Diálogo e novas propostas
Durante o encontro, o diálogo aberto e acolhedor possibilitou a conquista da confiança dos participantes, que contribuíram ativamente com ideias e sugestões. Além da horta comunitária, foi apresentada a proposta de criação de um programa de coleta de materiais recicláveis, com a possibilidade de fornecimento de carrinhos para atuação em dupla, estimulando autonomia, cooperação e geração de renda.
O encontro foi finalizado com um momento de confraternização, que já se tornou tradição nas reuniões do CREAS, fortalecendo os laços de respeito e colaboração entre todos os presentes.
A Prefeitura de Pederneiras agradece e valoriza a parceria entre o CREAS e a Secretaria Municipal de Segurança Pública, reafirmando o compromisso de trabalhar lado a lado para acolher, proteger e transformar vidas.