Dica da Semana: Leitura Especial para o Dia dos Pais
Dia dos Pais é mês de celebração! A data dedicada aos pais nos inspira a mergulhar em histórias que falam de amor, cuidado e aprendizado. Nossa dica de livro desta semana destaca uma obra que traduz com sensibilidade a importância da presença paterna, perfeita para quem valoriza boas leituras e vínculos familiares.
Venha conferir essa dica especial na Biblioteca Municipal Paula Rached e celebre conosco a arte de ler!
LIVRO: Meu pai não mora mais aqui
AUTOR: Caio Riter
SINOPSE:
“E eu? Alguém pensa em mim, Diário. Me diga. Pensa?” Meu pai não mora mais aqui, de Caio Riter, é um livro que conversa o tempo todo com o leitor e revela os desejos, os dramas, as inquietações e os segredos mais íntimos de uma garota e de um garoto: Letícia e Tadeu. Os dois jovens estão escrevendo um diário a pedido da professora de Língua Portuguesa, e o que de início era uma tarefa nada simpática acaba se tornando uma experiência de descobertas em que os personagens perguntam por que a gente está sempre amando a pessoa errada, por que as pessoas morrem e até mesmo qual é o sentido de existir. De um jeito bastante espontâneo e bem-humorado, emotivo e sem censura, Letícia e Tadeu contam os seus amores escondidos, os afetos e desafetos pelo mundo adulto, as curtições e as carências, a separação entre pessoas queridas e a amizade, até mesmo o próprio sentido da morte e da solidão.
SOBRE O AUTOR:
Caio Riter nasceu em Porto Alegre, onde mora até hoje. É professor mestre e doutor em Literatura Brasileira. Autor de vários livros, com os quais recebeu algumas distinções literárias, como os prêmios Açorianos, Barco a Vapor, Orígenes Lessa e Selo Altamente Recomendável entre outros. Formado em Jornalismo e em Letras ministra aulas no ensino fundamental e médio, desde 1987, atuando também como professor universitário em cursos de graduação e de pós-graduação. Participa como palestrante em cursos de capacitação de professores em várias cidades do Rio Grande do Sul, momento bastante rico de troca e aprendizagem.