EMEF Monsenhor Celso recebe projeto “A Hora do Conto em Todos os Cantos” com leitura de O Pequeno Príncipe
A manhã desta terça-feira (30) foi marcada por encantamento e imaginação na EMEF Monsenhor Celso, no bairro Cidade Nova, com a realização do projeto “A Hora do Conto em Todos os Cantos”. A ação é fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Educação, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e promover o acesso à literatura de forma lúdica e significativa.
Em sua 22ª edição, o projeto trouxe para os alunos do 1º ao 5º ano e também do EJA para uma contação de histórias inspirada na obra clássica “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. A condução ficou por conta da atriz, contadora e idealizadora do projeto, Leda Fernandes, que encantou os estudantes com uma narrativa sensível e repleta de aprendizados sobre amizade, empatia e a importância da escuta.
“O texto é sobre relações humanas, fala da necessidade de ouvir o outro, de cativar e ser cativado. Cada planeta que o personagem visita é uma nova lição. E a relação com a raposa nos ensina sobre o tempo e sobre o que realmente importa”, destacou Leda.
Criado em 2002, o projeto “A Hora do Conto em Todos os Cantos” é realizado por Leda Fernandes em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Lwart Soluções Ambientais e Zilor Energia e Alimentos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Mais do que uma apresentação artística, a ação representa um verdadeiro estímulo ao imaginário e à formação leitora das crianças, plantando sementes para um futuro mais humano, sensível e repleto de significados.