DICA DE LIVRO DA SEMANA – ESPECIAL ANIVERSÁRIO DE PEDERNEIRAS
Maio chegou com cheiro de história no ar e páginas de orgulho pederneirense ! A Biblioteca Municipal Paula Rached entra no clima do aniversário da nossa cidade com uma homenagem especial. E por aqui, seguimos forjando leitores apaixonados, porque em Pederneiras cada livro é uma semente da paz que germina!
Feliz aniversário, Pederneiras! Que venham muitos capítulos de conquistas e sonhos realizados.
Livro: Momentos e Memórias: Velhas Fazendas nas cercanias do Médio Tietê
Autor: Juleunice Pereira Machado e Claudia Leonor G. A. Oliveira
Sinopse:
A obra conta a saga da família Pereira, natural de Baependi, Minhas Gerais, que desloca-se para as barrancas do Médio Tietê, entre Boraceia e Pederneiras para formar fazendas, plantar café e colher os frutos da terra. O projeto Momentos re Memórias foi desenvolvido por meio do Proac ICMS, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e teve como parceiro a Editora Canal 6.
A publicação traz a história da família Pereira, desde o pioneiro Domingos Antônio Pereira, nascido em Monte Córdova, em 1680, que um dia teve a intenção de mudar-se do Norte de Portugal para o longínquo Brasil e formou família em Baependi, Minas Gerais. Após episódios da história do Brasil que trouxeram dificuldades financeiras e políticas para muitas localidades da região, os quatro irmãos resolveram fazer a vida em outras paragens, assim como tantas outras famílias que para nossa região vieram.
Ricamente ilustrado com fotografias feitas por Fabrício Ferreira, o livro retrata a saga da família Pereira, dividida em três tempos e lugares: Monte Córdova (Portugal), Baependi (Minas Gerais) e, por fim, Pederneiras e Boraceia (São Paulo). Narra a história dos quatro irmãos que vieram para as barrancas do Médio Tietê e com coragem e obstinação derrubaram matas, enfrentaram a solidão e as doenças da época - muitas sem cura para a época - e que formaram não só fazendas, mas contribuíram efetivamente para o progresso de Pederneiras e região. São elas a Fazenda Recreio, de Belmiro Alves Pereira (1862-1919); Fazenda Lageado, de Antônio Florêncio Pereira Júnior (1869-1940); Fazenda Matão, de Josino Florêncio Pereira (1878-1950) e Fazenda Monte Alegre, de José Florêncio Pereira (1870-1940).
O livro foi escrito a quatro mãos, por Ju Machado e Claudia Leonor Oliveira e quem assina o projeto gráfico é a designer Érika Woelke e contou com o amplo e irrestrito apoio de Cecilia de Lara, Coordenadora da Oficina da Palavra que vislumbrou a possibilidade de unir as duas escritoras, ambas membros da Oficina da Palavra; ideia que tomou forma após uma visita à fazenda Santo Antônio do Monte Alegre, para um festivo sarau.
Autor: Claudia Leonor Guedes de Azevedo Oliveira É Professora do Centro Universitário UniSagrado e Doutoranda em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento, da Universidade Lusófona do Porto. Possui graduação em História (FFLCH/USP/1992), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP/2002) e Especialização em Comunicação Estratégica de Mercado (Faac/Unesp/2015). De 1992 a 2010 coordenou projetos de pesquisa histórica, comunicação corporativa e formação de professores junto ao Museu da Pessoa, sendo também sócia-fundadora. DEsde 2005, é membro do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP) onde desenvolve pesquisa sobre os processos de digitalização da memória em organizações e comunidades. Participa, como vice-coordenadora, do Grupo de Estudos Pítia, da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto, criado em 2019. Desde 2012 faz parte do Conselho Científico do Instituto Toposofia e no ano de 2016 ingressou na Academia Bauruense de Letras, como membro efetivo, cadeira número 39 que tem como patrono o historiador Muricy Domingues. Em 2022 passou a fazer parte da UniSagrado, atuando como professora do curso de História, lecionando também para as áreas de Arquitetura, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais.
Disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal Paula Rached!
Endereço: Avenida Tiradentes, L-329, Centro
Horário: Segunda a sexta, das 7h às 17h | Sábado, das 9h às 15h