A Prefeitura Municipal de Pederneiras, por meio do Setor de Meio Ambiente, continua realizando o atendimento veterinário gratuito in loco em todos os bairros do município. A iniciativa inovadora vem sendo realizada semanalmente desde fevereiro buscando identificar, através de consultas e exames rápidos, animais doentes e orientar seus donos em relação aos tratamentos.
Nesta semana, segundo o setor de Meio Ambiente da Prefeitura, a equipe atenderá na quinta-feira, no Centro Comunitário da Vila Paulista, das 14h às 16h. O atendimento é realizado por ordem de chegada, não havendo necessidade de agendamento prévio.
Saúde animal
Hoje, em Pederneiras, a população de cães e gatos é de cerca de 30 mil, segundo o Setor de Meio Ambiente da Prefeitura. A saúde desses animais é questão de saúde pública. “Por este motivo implantamos o atendimento veterinário nos bairros. Para identificar animais com doenças e, principalmente, orientar seus donos quanto aos tratamentos e cuidados com animais domésticos. Pois muitos animais, por mais bonitos e companheiros que sejam, podem ser portadores e transmissores de doenças para as pessoas”, explica o responsável pelo Setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Pederneiras, Paulo Sérgio Lucas.
Um exemplo disso são as doenças Leishmaniose, Parvovirose e Cinomose. Elas são graves e podem levar os animais a óbito se não forem tratadas adequadamente. A Leishmaniose pode ainda afetar seres humanos a partir de animais doentes.
Rodízio
O Setor de Meio Ambiente levará o atendimento veterinário gratuito a cada semana para bairros diferentes até cobrir todo o município. "A intenção é realizar um rodízio no atendimento e, a cada três meses, reiniciar as consultas clínicas por todos os bairros", explica o vice-prefeito Márcio Urrea, que também é o responsável por esta pasta.
Serviços
Vale ressaltar que o atendimento veterinário gratuito oferecido pela Prefeitura de Pederneiras continua na próxima quinta-feira, 30, das 14h às 16h, no Centro Comunitário Vila Paulista. Informações (14) 3283-1299.