Projeto Respira Tietê promove soltura de alevinos e reforça conscientização ambiental em Pederneiras
No último sábado (22), data em que se celebra o Dia Mundial da Água, a cidade de Pederneiras, foi palco da 15ª edição do projeto Respira Tietê. A iniciativa, promovida pelo Lions Clube de Pederneiras em parceria com empresários locais, a Secretaria de Educação e o projeto Memórias do Rio Tietê, teve como principal ação a soltura de mais de 10 mil alevinos no Rio Tietê, além do plantio de mudas de árvores.
O evento aconteceu na Marina Tietê e contou com a participação de membros do Lions Clube Pederneiras, do Presidente da Câmara Municipal Adriano Camargo Alves, representando a prefeita Ivana Bertolini Camarinha, estudantes, educadores, ambientalistas e moradores da região. Os alunos da EMEF Monsenhor Celso estiveram presentes e participaram ativamente das atividades. O objetivo da ação é contribuir para o repovoamento do rio e despertar a consciência da população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade local.
O Secretário da Educação, Daniel Camargo, destacou a importância da participação dos estudantes no projeto: "Essa experiência proporciona um aprendizado significativo, permitindo que os alunos compreendam na prática a necessidade de preservar o meio ambiente e os recursos naturais. É uma forma de cuidar da nossa própria vida e do futuro".