Alimentação escolar segue as diretrizes do PNAE e foca em uma alimentação nutritiva e com maior presença de produtos naturais
A qualidade da educação vai muito além das salas de aula e dos livros didáticos. Reconhecendo a importância e o desempenho da alimentação na formação dos alunos, a Prefeitura de Pederneiras, por meio da Secretaria de Educação, tem se empenhado em oferecer uma merenda escolar saudável e nutritiva nas escolas do município.
Uma alimentação escolar de qualidade fornece os nutrientes necessários para que o cérebro possa funcionar de maneira adequada. Atividades como memorização e raciocínio, fundamental para que o aluno tenha compreensão ao estudar e possa aprender, dependem de neurônios bem nutridos para manifestar informações entre as células cerebrais de forma adequada.
O Secretário de Educação do município, Daniel Camargo, destaca a importância desse trabalho: “Nossas crianças merecem uma merenda de boa qualidade, que assegure saúde e dignidade, promovendo o bem-estar dos nossos alunos e contribuindo para o aprendizado e desenvolvimento saudável. Para tornar isso realidade, todas as refeições e lanches oferecidos são acompanhados por nutricionistas, profissionais capacitados para elaborar cardápios balanceados e variados, com base na legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além do acompanhamento e monitoramento do Conselho de Alimentação Escolar (CAE)” explica o secretário.
O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um órgão colegiado, de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, instituído no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. É composto por representantes da sociedade civil, trabalhadores da educação, pais e alunos, sendo responsável por fiscalizar a qualidade e os recursos financeiros destinados à merenda escolar. Ele também desempenha o papel de controle social sobre o PNAE, por meio de visitas às unidades escolares, elaboração de relatórios de visitas, monitorando a aquisição dos produtos, a qualidade da alimentação oferecida, as condições higiênico-sanitárias no armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos, a execução financeira e a avaliação das prestações de contas do município, além da emissão do parecer conclusivo.
A nutricionista Marisa dos Passos Moreno, responsável pela supervisão do cardápio, destaca a importância da alimentação para o aprendizado. "O nosso cardápio é cuidadosamente elaborado e contém diariamente uma proteína, verdura, legumes, frutas, além do tradicional arroz e feijão. Nosso objetivo é desenvolver bons hábitos alimentares nas crianças, visando à promoção da saúde, do crescimento e do desenvolvimento do aluno”, explica.
Atualmente, são distribuídas aproximadamente cerca de 10.900 refeições diárias nas 35 unidades escolares municipais e estaduais do município, assegurando que crianças e adolescentes tenham acesso a alimentos saudáveis durante sua jornada escolar.
Mais informações pelo telefone (14) 32523100.