A ouvidoria geral da Prefeitura de Pederneiras divulgou nesta semana os dados referentes aos primeiros três meses de 2017. Ao todo, foram realizados 516 solicitações diretas da população. Destas, 490, ou seja, 95% foram atendidas.
A ouvidoria do município foi criada por meio de lei complementar em 2013 com o intuito de propiciar ao cidadão um instrumento de defesa de seus direitos em relação às prestações de serviços pela prefeitura. Como exemplo, a ouvidoria recebe, encaminha e apura demandas e queixas da população sobre os serviços e a gestão pública municipal, orientando o cidadão e recomendando às autoridades municipais competentes as medidas cabíveis, além de zelar pelo seu cumprimento em defesa dos direitos do cidadão pederneirense.
As mais pedidas
Segundo informou a ouvidoria municipal, o Setor de Meio Ambiente da Prefeitura é o mais acionado dentre as solicitações que chegam à ouvidoria. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram 163 solicitações como poda de árvore, denúncia de abandono ou maus tratos de animais ou ainda limpeza de terrenos sujos, com entulho ou mato alto. Logo depois, vem a Secretaria de Logística com 116 demandas, a maioria delas foram solicitações referentes a asfalto. Sobre a Saúde Municipal foram 65 solicitações, parte delas (36) relativa a denúncias feitas para a Vigilância Sanitária e o restante (29) sobre assuntos variados como solicitações de remédios e exames.
Esses números mostram que estamos trabalhando com transparência e foco na resolução dos problemas do cidadão. Queremos entender e atender as demandas da população e prestar um serviço público eficiente, explica o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili.
Como falar na ouvidoria
Para falar com a ouvidoria da Prefeitura de Pederneiras o cidadão tem três opções. Pela internet, pelo telefone 0800 ou ainda pessoalmente no Paço Municipal.
Pela internet, o cidadão deve acessar o portal www.pederneiras.sp.gov.bre clicar no link Fala Cidadão ao lado direito da tela. Se for a primeira vez, deve clicar em "Criar Acesso" e preencher todos os dados necessários. Depois, deve clicar em Aceitar. O cadastro é único por CPF e deverá ser feito apenas uma vez. Para quem é cadastrado, basta colocar login e senha.
De acordo com a ouvidoria, após acessar o sistema Fala Cidadão, o munícipe deve escolher se quer uma informação, serviço, reclamação, sugestão, elogio ou denúncia. Depois, é só escolher o assunto e explicar em detalhes o que está acontecendo, podendo inclusive anexar fotos. O cidadão pode ainda enviar essas informações em modo sigiloso, garantindo seu anonimato. Será gerado um número da solicitação e o munícipe poderá acompanhar o status da demanda, consultar respostas e pendências por meio do Fala Cidadão.
Pelo telefone, é só ligar no 0800-771-1675 ou (14) 3283-9570 ramal 9607. E pessoalmente, basta ir no prédio da Prefeitura, Paço Municipal (Rua Santos Dumont, S-65, centro). Em qualquer uma das opções, o cidadão deve ter em mãos o maior número de informações possíveis para que a ouvidoria possa encaminhar as solicitações de maneira clara e rápida.