20 MAI 2024
Faça Bonito: Prefeitura de Pederneiras reforça as ações de conscientização e prevenção pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Faça Bonito é uma campanha nacional que busca combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, promovendo a conscientização e incentivando a denúncia desses crimes

No dia 18 de maio, a Prefeitura de Pederneiras, juntamente com o CREAS e o CRAS da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, reafirmou seu compromisso com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Este dia, que marca o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, é uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre a importância de se engajar na luta pelo fim da violência sexual.

A data foi escolhida em memória do "Caso Araceli", um crime que chocou o país em 1973 e permanece impune, simbolizando a luta contra a violação dos direitos humanos das crianças. Com o slogan "Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes".

Durante a semana aconteceram diversas ações educativas e de conscientização, destacando a importância do envolvimento comunitário no enfrentamento diário deste grave problemas.

As ações da campanha “Faça Bonito” foram finalizadas na última sexta-feira (17) no Teatro Municipal “Flávio Razuk” com a apresentação teatral dos alunos da APAE com tema da música do “O Rei Leão”, sob a responsabilidade da Professora Marcella Xavier de Barros Santos.

Em seguida ocorreu uma palestra que foi ministrada pela Dra. Josiane Fernandes Lozigia Carrapato, consultora da empresa Fontana Consultoria, professora da ITE Bauru, além de possuir diversas qualificações e doutorado na área da Saúde. E terminando as ações da Campanha “Faça Bonito” com a Cia Teatral Mandrágora da cidade de Bauru com a peça “Maio Laranja, Informação também é proteção”.

Na ocasião, estiveram presente o Vice-prefeito Joãozinho da Farmácia, a Diretora tesoureira da OAB Pederneiras e presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Lara Moraes, o Policial militar e instrutor da PROERD, Cabo Ribeiro, alunos da APAE, da Secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Leticia Camargo Melchiades, da presidente do Conselho da Criança, Caroline Francelim, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Simone Miranda Rascachi, da coordenadora do Fundo Social de Pederneiras, Isabel Avante, colaboradores municipais e representantes das entidades.

A prefeita Ivana destaca a importância da data “É essencial que cada um de nós assuma a responsabilidade de prevenir e combater o abuso e a exploração sexual. Nossa administração está comprometida em oferecer educação e apoio para garantir um futuro seguro para nossos jovens, Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescente”.

Como colaborar e denunciar

Se tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, deve denunciar discando 100 (Direitos humanos) ou procurando o Conselho Tutelar de Pederneiras, 190 Delegacia ou CREAS pelo telefone (14) 3283-3536.

AUTORIDADES FAÇA BONITO:

Vice-prefeito Joãozinho da Farmácia

Policial militar e instrutor da PROERD, Cabo Ribeiro

Alunos da APAE

Simone Rascachi

Caroline Francelim, presidente do conselho da criança

Secretarias e conselhos

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024