28 MAR 2024
Alunos da escola Eliazar Braga participam do projeto “Pederneiras: Conhecer para Amar - Uma Jornada pelo Patrimônio Histórico”

ALUNOS DA ESCOLA ELIAZAR BRAGA PARTICIPAM DO PROJETO “PEDERNEIRAS: CONHECER PARA AMAR - UMA JORNADA PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO”

Na tarde desta segunda-feira, dia 25 de março, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, da professora Sônia Queiroz, receberam cartinhas enviadas pelos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, da professora Adriana Chaves, da escola COEDUP dando início à primeira fase do projeto "Pederneiras: Conhecer para Amar".

Este projeto pioneiro, idealizado por Luciana Pereira de Moura Carneiro, aluna da UNIVESP e estagiária da Cooperativa Educacional de Pederneiras (COEDUP), tem como objetivo despertar nos jovens estudantes o amor e o conhecimento pela cidade em que vivem, tornando-os cidadãos mais conscientes e ativos na comunidade, além de promover a interação entre alunos de diferentes escolas.

A Troca de Cartas: Uma Ponte Entre Gerações

A troca de cartas, uma prática quase esquecida na era digital, ressurgiu como uma ferramenta poderosa de comunicação e aprendizado. Os alunos, que estão sendo orientados pelas suas professoras, Sônia Queiroz e Adriana Chaves, irão realizar 03 trocas de cartas onde compartilharão suas vidas e experiências escolares, e suas expectativas e curiosidades sobre a história de Pederneiras, estabelecendo um diálogo interativo que transcenderá as paredes da sala de aula.

O Projeto em Ação

A iniciativa conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, de Cultura e Turismo e de Logística da Prefeitura Municipal de Pederneiras, refletindo um esforço coletivo para a valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade.

A segunda fase do projeto ocorrerá em abril, no Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macario”, antiga estação ferroviária, onde as crianças terão a oportunidade de visitar este emblemático prédio público e aprender sobre seu significado para a comunidade, com uma visita guiada realizada pela historiadora Anna Carolina Fonseca.

Segundo a idealizadora, Luciana Carneiro, o projeto "Pederneiras: conhecer para amar" é mais do que um projeto educacional; é uma jornada de descoberta e pertencimento: “Ao explorar os prédios públicos e as histórias dos antigos moradores, os alunos estão construindo uma ponte entre o passado e o presente, preparando-se para serem os futuros guardiões da história de Pederneiras. Estou orgulhosa em poder despertar cultura em nossas crianças. Agradeço a Prefeitura de Pederneiras e a COEDUP por apoiarem este projeto.”

A Prefeitura de Pederneiras convida a comunidade a acompanhar e apoiar esta iniciativa, que promete ser um marco na educação patrimonial e na formação cidadã dos jovens pederneirenses.