PREFEITURA DE PEDERNEIRAS MOBILIZA MAIS DE 100 SERVIDORES EM FORÇA-TAREFA COM MAIS 8 AÇÕES SIMULTÂNEAS CONTRA A DENGUE
A Prefeitura Municipal, através do Comitê de Combate à Dengue de Pederneiras, está realizando uma força-tarefa para combater a doença, que tem aumentado os casos na cidade. Mais de 100 servidores estão envolvidos em mais de oito ações simultâneas, que visam eliminar os focos do mosquito transmissor da Dengue e conscientizar a população sobre as medidas de prevenção.
Confira algumas das ações:
1. Mutirão de limpeza, que recolhe materiais que possam acumular água parada nas residências e nas ruas;
2. Desinfecção de áreas verdes e de tubulações de captação de água pluvial, que podem estar contaminadas, por meio da dispersão de água hiperclorada, que é uma água com uma alta concentração de cloro;
3. Nebulização com inseticida, que é feita em regiões com muitos casos positivos para a doença;
4. Orientação de casa em casa, que reforça as orientações de prevenção à dengue;
5. Vistoria de casa em casa, que verifica e elimina possíveis focos de larvas do mosquito transmissor;
6. Distribuição de folhetos informativos em toda a cidade, em parceria com a Sabesp;
7. Intensificação da fiscalização e aplicação de multas em terrenos com mato alto;
8. Aplicação de fumacê em toda a cidade seguindo cronograma.
A Prefeita Ivana, acompanhou de perto algumas dessas ações e falou sobre a importância da força-tarefa. "Estamos enfrentando uma situação grave de dengue em nossa cidade, e precisamos agir com rapidez e eficiência para conter o avanço da doença. Por isso, mobilizamos mais de 100 servidores, de diversas secretarias, para realizar essas ações, que são fundamentais para eliminar os focos do mosquito e proteger a saúde da população. Mas também precisamos da colaboração de todos os moradores, que devem cuidar de suas casas e não deixar água parada em nenhum lugar. A dengue é uma doença séria, que pode levar à morte, mas pode ser evitada com medidas simples. Vamos juntos vencer essa batalha contra o mosquito", disse a Prefeita.
A Secretaria de Saúde informa que, em caso de suspeita de dengue, os moradores devem procurar atendimento médico imediatamente, pois o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem evitar complicações. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas na pele, náuseas e vômitos. A Secretaria de Saúde também orienta os moradores a usarem repelente.
A Prefeitura de Pederneiras agradece aos servidores que estão participando da força-tarefa e aos moradores que estão colaborando com a prevenção. A Prefeitura de Pederneiras se preocupa com você e com a nossa cidade.
Decreto declara Pederneiras em Estado de Emergência
Publicado nesta quinta-feira (01/02), o Decreto nº 5.415 declara Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico em Pederneiras, caracterizado pela epidemia de Dengue e adota medidas de contenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue.
Em situação de emergência, a Prefeitura pode adotar medidas administrativas para combater a epidemia. Por exemplo, se a autoridade sanitária tiver dificuldades para acessar residências particulares, durante a ação de vigilância, ela pode emitir um Termo de Orientação no local onde o morador recusar a entrada ou não houver ninguém que possa autorizar.
Leia o decreto na íntegra clicando aqui: DECRETO COMPLETO