NO MÊS DA PRIMEIRA INFÂNCIA PROGRAMA INTENSIFICA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS
Neste mês de agosto, em comemoração ao mês da “Primeira Infância” (Lei 14.617/2023), a equipe do Programa Criança Feliz trabalhou o tema:” O brincar como estratégia para o desenvolvimento infantil e o fortalecimento de vínculos familiares.
Pensando nisso, o Programa Criança Feliz, da Prefeitura Municipal de Pederneiras, aderiu ao Mês da Primeira Infância celebrado todo ano em agosto, intensificando seus serviços e conscientizando a população sobre os cuidados nos primeiros anos de vida das crianças.
Para as crianças, o brincar representa mais do que um passatempo. São formas de apreensão e externalização do mundo em que vivem e também uma maneira de socialização das crianças, entre elas mesmas, com as pessoas que as cercam e com o mundo em que vivem. Por meio das brincadeiras, as crianças expressam o mundo das coisas, bem como reinterpretam o que observam ao seu redor.
Através da brincadeira as crianças expressam seus sentimentos. Isso envolve correr, pular, cantar, falar alto ou até mesmo gritar, contar histórias e casos, explorar os objetos por meio de manipulação.
Durante as visitas domiciliares realizadas pelos visitadores do PCF, foi preparado um ambiente com diversas possibilidades de brincadeiras, tais como bola, peteca, elástico, bolinha de gude, e permitir que as crianças conduzam as maneiras de brincar como elas desejarem.
“Adotamos o elemento lúdico nas práticas do PCF parte da compreensão mais aprofundada do que se trata o brincar para as crianças para que possamos, dessa maneira, entregar-nos a esses elementos com inteireza. Somente assim permitiremos que as crianças também o façam, existam e resistam em toda a sua plenitude, mesmo em contextos muitas vezes tão vulneráveis” explica a assistente social e supervisora do Programa Criança Feliz em Pederneiras, Maiara Altieri.
Sobre o programa
O Programa Criança Feliz envolve várias políticas públicas com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.
O Município realiza tais atendimentos no intuito de desenvolver além de crianças saudáveis e bem instruídas, adultos competentes e bem-sucedidos, visando sempre o progresso e desenvolvimento da cidade.