17 JAN 2023
Prefeitura de Pederneiras realiza limpeza do Córrego Manjolo para prevenir enchentes

PREFEITURA DE PEDERNEIRAS REALIZA LIMPEZA DO CÓRREGO MONJOLO PARA PREVENIR ENCHENTES

A Prefeitura também está realizando várias obras de contenção em diversos bairros da cidade, como limpeza de bueiros

A Prefeitura de Pederneiras iniciou um trabalho de limpeza preventiva no Córrego Monjolo. A ação teve início nesta última terça-feira (10), e tem a previsão de terminar essa semana.

O trabalho realizado no Córrego Monjolo começou na antiga cerâmica Ruiz seguindo até a Rua Duque de Caxias, região central da cidade. “Durante a execução, serão removidos 1.800 m³ de resíduos, ou seja, aproximadamente 180 caminhões basculantes. Entre os resíduos foram retiradas muitas leucenas, plantas invasoras que quando secas acabam obstruindo e danificando as pontes”, detalha o coordenador da Defesa Civil Municipal, Silvio Aparecido Bueno.

O objetivo da limpeza é retirar sedimentos e objetos, realizar a limpeza dos taludes e rebaixar o leito do curso d’água para aumentar a vazão da água do local, evitando transtornos à população que mora nas proximidades e promovendo mais qualidade de vida aos munícipes. “Além de aumentar a vazão, a retirada de sedimentos do leito do córrego é também questão de saúde pública, pois, muitas vezes, os sedimentos ou objetos encontrados no leito são grandes e acabam servindo de criadouros de insetos, pragas e animais transmissores de doenças. Além disso, pedimos a colaboração dos munícipes que descartem o lixo corretamente para evitar o entupimento de bueiros e consequentemente as enchentes”, solicita a prefeita Ivana Bertolini.